SEGURANÇA

Ronda no Bairro capacita colaboradores do Teleatendimento 190

Por Luciano Milano / Ascom Ronda Publicado em 11/12/2024 às 12:59
Colaboradores do Teleatendimento 190 Ronda passam por capacitação Guilherme Jatobá/ Davi Augusto

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), através da Superintendência do Programa Ronda no Bairro, encerrou nesta quarta-feira (11), uma capacitação específica para os colaboradores do Teleatendimento 190 Ronda. Foram mais de 60 participantes do setor, incluindo os supervisores.

 

A qualificação foi dividida em duas etapas. Uma técnica, ministrada pelos instrutores da Secretaria de Segurança Pública (SSP), subtenente Lourinaldo e o sargento Renelz, que abordou temas como registro de ocorrências, tempo resposta das solicitações e atendimento humanizado. Já a segunda foi uma palestra que discutiu a saúde mental no trabalho, proferida pela psicóloga da Equipe de Articulação e Mobilização Social do RB, Nycole Magalhães.

 

“O 190 é muito importante para toda a sociedade. Todos nós podemos precisar do serviço e é imprescindível que todos saibamos atender a população da melhor forma possível, quando as pessoas necessitarem. Esta é uma oportunidade preciosa para trazermos mais informações, experiências que temos no dia a dia e, também, trocarmos informações para o bem da sociedade", declarou o sargento Renelz.

 

Para o coordenador do serviço, tenente Maurício Xavier, manter os colaboradores sempre atualizados e capacitados resulta em um serviço de excelência, sobretudo para o 190 Ronda, que é a porta de entrada do Sistema de Segurança Pública de Alagoas.

 

“Temos que ter em mente que o Teleatendimento 190 Ronda é um serviço prestado à população que pode salvar vidas. É através das chamadas que acionamos as guarnições em campo, quer seja da Polícia Militar ou do Ronda no Bairro, para que a demanda seja atendida. Ter um serviço eficiente com um tempo resposta ágil é a base de tudo. Por isso, as capacitações são constantes e necessárias. Agradeço a parceria da Seprev com a SSP, que nos proporcionou este momento”, ressaltou o coordenador.

 

Social

 

Já a psicóloga Nycole Magalhães destacou para os colaboradores a importância da comunicação não violenta enquanto instrumento para uma saúde mental de qualidade. Segundo ela, manter um ambiente de trabalho harmonioso também é de suma importância para o resultado a contento do trabalho.

 

“Procuramos conscientizar os colaboradores do Teleatendimento 190 Ronda sobre como manter um relacionamento interno saudável com boa convivência, situação que se reflete diretamente na maneira como vamos atender a população que procura o serviço. O convívio não pode ser contaminado pela ansiedade gerada por algumas demandas que chegam”, explicou.