Sesau promove III Encontro Estadual de Coordenadores do Programa de Controle do Tabagismo
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (11), o III Encontro Estadual de Coordenadores do Programa de Controle do Tabagismo, reunindo gestores de saúde dos 102 municípios alagoanos. O evento, que ocorreu no auditório da Escola de Governo de Alagoas, no Centro de Maceió, teve o objetivo de intensificar as estratégias de prevenção ao uso do tabaco, com foco em crianças e adolescentes, além de ampliar o alcance das ações de combate ao fumo no Estado.
A prevenção do tabagismo é fundamental para reduzir os impactos negativos à saúde pública, conforme enfatiza o Ministério da Saúde, uma vez que o tabaco é responsável por cerca de 8 milhões de mortes no mundo a cada ano, sendo considerado a principal causa evitável de doenças como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas. Além disso, a iniciação ao uso do tabaco ocorre majoritariamente na adolescência, o que reforça a necessidade de ações preventivas voltadas para crianças e jovens, como campanhas educativas e programas de conscientização nas escolas.
Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, a integração entre os municípios e escolas é essencial para o sucesso das ações.
“Esse encontro é um momento de avaliarmos, junto à equipe do Programa Nacional do Controle do Tabagismo, as ações que devem ser executadas para ampliar o número de municípios que desenvolvem ações voltadas à problemática do tabagismo em Alagoas. Esse evento vem como uma demanda dos próprios municípios, onde fazemos uma avaliação das ações que estão sendo desenvolvidas por eles, incluindo também, as ações de prevenção à iniciação do uso do tabaco por crianças e adolescentes”, pontuou.
A psicóloga do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Vera Borges, que representou o Ministério da Saúde no evento, destacou as iniciativas que contribuem para evitar que novas gerações sejam expostas aos riscos do tabagismo. Isso porque, segundo ela, devem ser implementadas estratégias para ajudar a diminuir os custos sociais e econômicos associados ao tratamento das doenças relacionadas ao uso do tabaco.
“Para o Inca, estar aqui em Alagoas é de uma importância tremenda, porque é uma oportunidade de falarmos com os profissionais de saúde sobre prevenção e tratamento nas unidades assistenciais. São esses profissionais que efetivamente estão na ponta e que vão implementar esse trabalho a nível estadual. O Estado de Alagoas é parceiro no Programa Nacional de Controle do Tabagismo há muitos anos e estamos nos sentindo muito honrados de estarmos aqui participando deste encontro e trazendo estratégias para contribuir com a prevenção ao tabagismo”, frisou Vera Borges.