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Seduc apresenta Programa Professor Mentor em seminário de experiências exitosas do Nordeste

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc Publicado em 11/12/2024 às 09:14
Ricardo Lisboa expõe experiência alagoana durante o evento Cortesia

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou o programa Professor Mentor no seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”. O evento, realizado nesta terça-feira (10), em Natal (RN), é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, com o apoio do Consórcio Nordeste, e visa integrar as secretarias de Educação da região por meio de ações exitosas na área. Na ocasião, a Seduc foi representada pelo superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa.

 

Criado em 2021, o Professor Mentor visa recompor e fortalecer a aprendizagem do estudante da rede estadual no ensino médio, tendo como eixo norteador a construção do seu Projeto de Vida, acompanhando o desenvolvimento de suas competências socioemocionais e fomentando a iniciação científica. Cada turma possui um Professor Mentor e um Estudante Monitor, os quais, respectivamente, recebem bolsas mensais nos valores de R$ 1.500 e R$ 250 pagas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

 

Nestes três anos, o programa já apresenta resultados positivos, como a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ensino médio, crescimento do engajamento dos estudantes nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e maior participação em avaliações de larga escala como as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

“Tivemos uma experiência muito positiva, onde os nove estados do Nordeste apresentaram um programa exitoso na Educação. A ideia é, a partir deste seminário, criar um grupo de trabalho para fortalecer a região por meio de iniciativas bem-sucedidas na Educação. A recepção ao Professor Mentor foi muito boa e as pessoas queriam conhecer mais o programa, o qual promove a valorização do docente, o acolhimento do estudante e o incentivo à iniciação científica”, avalia Ricardo.