SAÚDE

Hospital da Mulher de Alagoas inaugura torre de vídeo para realização de cirurgias por vídeo

Por Joyce Marques / Ascom Sesau Publicado em 10/12/2024 às 17:21
O novo equipamento vai propiciar que as cirurgias ocorram em menos tempo que seja reduzido o risco de infecção Joyce Marques / Ascom Sesau

O Governo de Alagoas continua investindo na modernização dos equipamentos voltados à saúde dos alagoanos. Nesta terça-feira (10), o Hospital da Mulher (HM), em Maceió, inaugurou a torre de vídeo para realização de cirurgias eletivas por videolaparoscopia. Com a novidade, os pacientes serão beneficiados com menor tempo de cirurgia, redução de risco de infecção, melhor pós-operatório e recuperação mais rápida.

  

A cirurgia por vídeo é considerada minimamente invasiva e traz muitas vantagens se comparada à operação convencional. No procedimento, o cirurgião realiza pequenas incisões no corpo do paciente, e através deles, uma microcâmera com fonte de luz é inserida para visualizar os órgãos e os instrumentais utilizados durante o procedimento; a microcâmera também transmite a imagem ao monitor, onde o médico visualiza toda a área em que a cirurgia deve ser realizada.

  

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salientou que a torre de vídeo para realização de cirurgias eletivas por videolaparoscopia do Hospital da Mulher comprova o compromisso do Governo de Alagoas com a saúde pública. "Além de uma unidade moderna e profissionais altamente capacitados, estamos adquirindo equipamentos de última geração para qualificar e ampliar a assistência ao povo alagoano, conforme determinação do governador Paulo Dantas", frisou o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

  

Beneficiada


 

 A paciente Luiza Geane, de 25 anos, foi a primeira paciente a realizar a laqueadura por videolaparoscopia no Hospital da Mulher. “Estou muito feliz por esta oportunidade. Por não ser o método tradicional, vou ter uma recuperação mais rápida e vai ser muito melhor para mim, pois logo vou voltar ao trabalho e as minhas atividades do dia a dia”, relatou.

  

O cirurgião geral e coordenador médico do HM, Alvaro Bulhões, ressaltou que o novo investimento dará celeridade aos procedimentos e à recuperação do paciente. “É um grande avanço tecnológico que o Governo de Alagoas trouxe para o Hospital da Mulher. A videolaparoscopia é um aparelho de última geração, que auxilia na rápida recuperação do paciente, que também é beneficiado com menos lesões na parede abdominal e retorno mais rápido às atividades. O serviço é um grande passo para o hospital e ajudará nas cirurgias geral, urológica e cirurgias ginecológicas”, assegurou o médico.