FORMAÇÃO

Polícia Militar forma mais 78 policiais militares no Curso de Agente de Trânsito

Por Marília Morais / Ascom PMAL Publicado em 10/12/2024 às 16:33
Ao todo, 78 policiais militares tornaram-se aptos para atuar na área de fiscalização e policiamento de trânsito Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas realizou na manhã desta terça-feira (10) a formatura das turmas E e F do Curso de Agente de Trânsito (CAT), iniciadas no último mês de agosto. A solenidade ocorreu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). Ao todo, 78 policiais militares tornaram-se aptos para atuar na área de fiscalização e policiamento de trânsito.

 

A formatura foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que destacou o quanto a instrução tem prioridade em seu comando. “A capacitação contínua possibilita oferecer cada vez mais um melhor serviço à sociedade alagoana. Por isso temos nos empenhado em ofertar cursos com frequência, mantendo nossa tropa sempre atualizada em conhecimentos importantes”, destacou Paulo Amorim. 

 

A cerimônia contou com diversas homenagens. Uma delas foi ao sargento Manassés Mesquita, instrutor da turma e uma das referências na área de trânsito na PM alagoana. Na continência ao veterano, foram prestadas as devidas honras por todos os militares presentes ao tenente-coronel da reserva remunerada Gelson João dos Santos. 

 

Os primeiros colocados receberam das mãos das autoridades presentes os seus certificados. Ocuparam as melhores colocações, na turma E, os sargentos Denisval Vieira, Carlysson Miguel e Aryanne de Souza, alcançando a primeira, segunda e terceira posições, respectivamente. Já na turma F, os destaques ficaram para os sargentos Humberto Júnior e José Alves e para o soldado Diego Villanova. O orador da turma foi o sargento Everton Melo.

 

Integraram a mesa de honra do evento, ainda, o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa, tenente-coronel Sérgio Galvão; o subcomandante da APM, tenente-coronel Emerson Câmara; o tenente-coronel Fernando Soares; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), major Jefferson Canuto e o subcomandante do Batalhão de Trânsito, major Daniel Souza.

 

O Curso

As instruções de cada turma do CAT têm duração de oito semanas, totalizando 200 horas-aula. A malha curricular envolve conteúdo teórico e prático com instruções sobre Legislação, Noções de engenharia, Tráfego e Sinalização, Ética e Cidadania, operação e fiscalização, prática operacional, entre outras disciplinas.

Os concluintes estão aptos a realizar a fiscalização utilizando conhecimento e ferramentas necessárias para identificar, por exemplo, o comportamento humano e administrar conflitos envolvendo o policiamento de trânsito.

 

O objetivo é capacitar os policiais militares, assim como agentes de outros órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), para atuar em conformidade com a legislação em vigor no Brasil.

 

Entre outras missões, o CAT mostra a importância do agente de trânsito como um dos principais responsáveis pela mudança do comportamento dos condutores de veículos em busca de um trânsito cada vez mais seguro para todos.