Clube do Livro da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos retoma atividades com discussão sobre clássico literário
Entre páginas, palavras e reflexões, o Clube do Livro da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos reabriu suas portas para uma nova temporada. Na última segunda-feira (9), leitores apaixonados mergulharam no universo de O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, iniciando mais uma jornada de trocas e descobertas no equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult).
Com o objetivo de promover o hábito da leitura, incentivar o pensamento crítico e estimular debates literários, o projeto conta atualmente com 58 participantes inscritos. A cada encontro, um novo título é escolhido, proporcionando aos leitores uma experiência diversificada e enriquecedora, onde impressões, análises e emoções são compartilhadas.
Para a supervisora da Biblioteca, Mira Dantas, o projeto, além de fomentar a leitura, cria uma verdadeira comunidade literária. “Nosso objetivo é atrair o maior número possível de leitores para o espaço da biblioteca, promovendo a troca de experiências literárias e servindo de inspiração para novos leitores e escritores alagoanos”.
Manuella Sthephany, de 17 anos, participou pela primeira vez do encontro e falou sobre suas expectativas. “Acredito que um clube como este é uma excelente oportunidade para compartilhar e adquirir novas perspectivas, aprendizados e conhecimentos. Além disso, é um momento único para me conectar com pessoas que também são apaixonadas por universos literários semelhantes aos meus e, juntos, trocarmos diferentes pontos de vista sobre as mesmas obras”, disse.
Já Alessandra Calado, outra participante, destacou que sua motivação é se reconectar com o hábito da leitura. “Espero reconectar-me com a literatura, algo que acabei deixando de lado por conta do trabalho. Embora eu leia livros técnicos relacionados à minha profissão, sinto falta da literatura e espero reencontrar essa paixão aqui”, contou.
A secretária de Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, também celebrou o sucesso da iniciativa. “Ver o Clube do Livro da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos renascer com tanta força e reunir leitores apaixonados é motivo de grande orgulho. Essa iniciativa vai além de incentivar a leitura e o pensamento crítico. Ela cria uma verdadeira comunidade literária. Projetos como esse são pilares para o fortalecimento da cultura em Alagoas e refletem o compromisso da Secult em incentivar a literatura e o conhecimento”, destacou.
O próximo encontro do Clube do Livro acontecerá no dia 20 de dezembro.