Corpo de Bombeiros resgata vítimas de colisão entre ônibus e motocicleta em Maceió
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi acionado na tarde de segunda-feira (9) para apoiar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em uma ocorrência de colisão envolvendo um ônibus e uma motocicleta. O acidente ocorreu em um trecho da Avenida Siqueira Campos, no bairro Trapiche da Barra, em Maceió.
De acordo com informações preliminares, o motociclista trafegava pela via com uma passageira na garupa quando colidiu frontalmente com o ônibus. O impacto projetou ambos para debaixo do coletivo. As vítimas foram encontradas na parte traseira do veículo, completamente sujas de graxa e apresentando escoriações.
Devido à complexidade da ocorrência, uma guarnição do CBMAL, composta por quatro bombeiros militares, utilizou técnicas especializadas de salvamento veicular para efetuar com sucesso o acesso e o resgate das vítimas. Com o auxílio de uma viatura de Auto Busca e Salvamento (ABS), a passageira foi imobilizada em uma prancha rígida.
Apesar da gravidade do acidente, as vítimas apresentavam sinais vitais preservados. Após o resgate, o Samu realizou o atendimento pré-hospitalar e encaminhou os feridos para uma unidade hospitalar para receberem acompanhamento médico especializado.
O que fazer em casos de acidentes?
O CBMAL ressalta que para evitar acidentes com motocicletas, é importante ter atenção, respeitar as regras de trânsito e manter o veículo em ordem, realizando manutenções periódicas e utilizando os equipamentos de proteção, como o capacete.
Em casos como esse, é importante se manter calmo e agir com cautela. Primeiro, ligue para o Corpo de Bombeiros através do número 193. Durante a ligação, informe a localização, ponto de referência e explique que houve um acidente, informando a quantidade de vítimas e se estão conscientes ou reclamando de dores e aguarde a chegada do atendimento especializado.
Lembre-se de que não é indicado mover a vítima, pois movimentá-la sem o devido treinamento pode agravar ainda mais possíveis lesões ou fraturas. Sendo assim, a vítima só pode ser movida caso haja um risco iminente contra a vida, como fogo ou desabamento.