SAÚDE

Sesau capacita servidores sobre os 10 passos para a redução da morbidade materna

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau Publicado em 09/12/2024 às 17:21
<p class="font-12"></p> Marco Antônio / Ascom Sesau

Com o compromisso de fortalecer o atendimento à saúde da mulher, a Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com o Instituto Fernando Figueiras (IFF), realizou uma capacitação para profissionais de saúde focada nos 10 Passos para a Redução da Morbidade Materna. A iniciativa, voltada para médicos e enfermeiros obstétricos da Rede Pública de Saúde do Estado, ocorreu no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro Jatiúca, em Maceió.

A assessora técnica da Rede Alyne, a fisioterapeuta Bárbara Rose, destacou que o treinamento visa promover práticas seguras e eficazes no cuidado à gestante e à puérpera. “O curso faz parte das diretrizes dos 10 passos para redução da Morbidade Materna que o IFF tem em parceria com a Sesau. Então, convidamos as apoiadoras e palestrantes para realização do curso, que é importante para os profissionais da área, com o propósito de que consigamos reduzir os índices de mortalidade materna no Estado”, frisou.

Acompanhando o curso, a obstetra Isabela Agra, apoiadora e consultora local do Instituto Fernando Figueiras para as estratégias dos 10 passos que visam a redução da morbidade materna, explicou a importância da capacitação para o desenvolvimento das estratégias desenvolvidas pelo IFF.  “Os 10 passos visam diminuir a morte materna no nosso estado e no nosso país. Eles versam, principalmente, sobre sepse, hemorragia e síndromes gestacionais. Por isso, estamos recebendo os profissionais das maternidades Santo Antônio e Santa Mônica, que são onde as estratégias estão sendo desenvolvidas”, salientou.

Participando da palestra, a coordenadora de obstetrícia da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), Patrícia França, enfatizou que o treinamento é eficaz e garante o desenvolvimento das ações na maternidade. “Acho extremamente importante esse tipo de iniciativa para os serviços que são âncoras no nosso Estado, principalmente, com as gestantes de alto risco. Esse ano foi bem importante para atualização dos protocolos e os encaminhamentos das estratégias”, disse.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a capacitação é parte de uma estratégia contínua para a redução da mortalidade e morbidade materna em Alagoas. “Investir na capacitação da equipe de saúde é investir na vida das mulheres e de seus bebês. Queremos que cada gestante tenha um atendimento digno, seguro e de qualidade,” destacou.