IMA promove oficina de preparação de amostras de plantas para o Herbário MAC
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) realizou uma oficina de preparação de amostras de plantas, conhecidas como exsicatas, no Herbário MAC. A ação fortalece a integração entre a comunidade acadêmica e o Herbário, além de ampliar o acervo que já conta com mais de 70 mil espécies catalogadas.
A atividade foi direcionada a estudantes dos cursos de Agroecologia e Engenharia Florestal, sob a condução de Angélica Ribeiro, estagiária do IMA e aluna do curso de Ciências Biológicas. Para Angélica, essa experiência é uma oportunidade de aprendizado tanto para os estudantes quanto para o aprimoramento do acervo do Herbário MAC.
“Momentos como esse impulsionam o crescimento científico do Herbário e permitem que os participantes vejam na prática as possibilidades de atuar na área, assim como eu vivencio durante meu estágio”, destacou.
William Calixto, estudante de Agroecologia e integrante do Laboratório de Sistemática Vegetal da Universidade Federal de Alagoas, reforçou a importância da oficina em sua trajetória acadêmica. “Estamos entrando na fase de coleta de campo, e ter a oportunidade de participar dessa oficina de exsicatas é muito importante”, afirmou.
Já Aldyellyson Silva, estudante de Engenharia Florestal, ressaltou como a atividade agregou valor ao currículo acadêmico. “É uma experiência única. Poucos alunos têm a oportunidade de participar da oficina de costura de exsicatas. É um privilégio ter participado de uma oficina tão bem conduzida pelo IMA”, comemorou.
A estudante de Agroecologia Cristiane Benvindo também destacou os benefícios da experiência. “Além de conhecer a estrutura do IMA, pudemos ver na prática o que já aprendemos no laboratório”, comentou.
AGENDAMENTO DE VISITAS E OFICINAS
As instituições interessadas em visitas ou oficinas podem solicitar pelo Portal IMA+: https://licenciamento.ima.al.gov.br/#/requerente/conta/entrar.
No documento, é necessário informar a quantidade de participantes para garantir a organização e o controle da atividade.
Essa iniciativa do IMA reafirma o compromisso com a preservação ambiental e a promoção do conhecimento científico junto à comunidade acadêmica.