Semarh agradece apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional ao Programa Água Doce
O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César, reuniu-se nesta sexta-feira (6), em Brasília-DF, com o Secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira, e a diretora do MIDR, Fernanda Ayres. Durante o encontro, Gino reforçou o papel fundamental do Programa Água Doce (PAD) no combate à escassez hídrica em Alagoas e agradeceu pelo apoio federal às iniciativas do estado.
Alagoas já possui 125 sistemas de dessalinização em operação, espalhados por 30 cidades, que juntos produzem cerca de 370 mil litros de água potável por dia, beneficiando as famílias de comunidades rurais. Com um novo repasse do governo federal, de R$ 10 milhões, e mais R$ 1 milhão do Governo do Estado, serão implantados 20 novos sistemas, com prioridade para os municípios de Palmeira dos Índios, Mata Grande, Canapi, Dois Riachos e Santana do Ipanema. Outras cidades também estão sendo avaliadas para a expansão do programa.
“Alagoas tem enfrentado os desafios com trabalho e inovação. Hoje somos referência nacional em dessalinização, e essa parceria com o MIDR é essencial para continuarmos transformando a vida das pessoas. A luta do Governo Paulo Dantas é tornar a ‘lata d’água na cabeça’ apenas uma memória do passado para o povo alagoano”, afirmou Gino César.
Além disso, Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a realizar o curso de formação de 27 operadores de sistemas de dessalinização, fortalecendo a gestão técnica e sustentável dos recursos hídricos. O PAD é hoje uma das principais políticas públicas de abastecimento hídrico no semiárido, reconhecida nacionalmente por sua eficiência e impacto social.
O Secretário Giuseppe Vieira reiterou o apoio aos projetos alagoanos, parabenizou o Estado pelo pioneirismo na gestão dos recursos hídricos e destacou o compromisso do governo federal com a ampliação do acesso à água nas regiões mais vulneráveis.
Com a ampliação do Programa Água Doce, Alagoas segue avançando em segurança hídrica e reafirma seu compromisso com a dignidade e o bem-estar de suas comunidades rurais.