Polícia Civil realiza primeiro curso de investigação digital
A Escola Superior da Polícia Civil de Alagoas iniciou, na segunda-feira (2), o primeiro curso de investigação digital voltado para servidores. O treinamento, que vai até este sábado (7), utiliza as instalações do novo laboratório de informática da instituição e tem carga horária de 40 horas, distribuídas em cinco dias. A formação conta com o apoio do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) e está sendo ministrada pelos professores Guilherme Cazelli e Thiago Magno, especialistas na área de investigação digital.
Cazelli é delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo, e Magno, investigador de polícia, ambos atuam no Departamento de Narcóticos (Denarc) e são instrutores oficiais da Academia de Polícia de São Paulo. “A nossa ideia é trazer para os colegas daqui as melhores técnicas de investigação, para que tenham a capacidade e a autonomia de fazerem investigações", relata o investigador Thiago Magno.
Os professores já ministraram cursos por todo o Brasil, capacitando policiais civis, magistrados e promotores, além de participarem de formações nos Estados Unidos. Cazelli também é instrutor credenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que apoiou e custeou parte da formação.
“Estamos lecionando um curso de coleta de prova digital em parceria com a Senasp, com o privilégio de apresentar novas metodologias de coleta de prova no cenário digital", destaca o delegado Guilherme Cazelli.
O curso marca um avanço na qualificação da Polícia Civil, trazendo técnicas avançadas de investigação digital, essenciais para o cenário atual, em que grande parte dos crimes deixa rastros digitais significativos. "Todos esses crimes hoje têm uma ligação com o meio digital, seja pela forma como são cometidos ou pelos rastros deixados nos ambientes virtuais", explicou o delegado Rubens Martins, diretor da Escola Superior da PCAL.
As aulas estão sendo ministradas no novo laboratório de informática da Escola Superior, equipado com bancadas e computadores individuais, proporcionando aos participantes um ambiente adequado para o aprendizado prático, reforçando o compromisso da Polícia Civil em acompanhar as inovações tecnológicas no combate ao crime.