Workshop promovido pela Sesau discute estratégias para enfrentamento da Aids em Alagoas
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou a campanha Dezembro Vermelho, voltada à conscientização, prevenção e combate à Aids. Para isso, realizou um workshop destinado aos técnicos dos 102 municípios alagoanos, que ocorreu no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, no bairro Jatiúca, em Maceió.
Em Alagoas, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN/MS), foram registrados 686 casos de infecção por HIV de janeiro a outubro deste ano, e 641 no mesmo período do ano passado. Durante todo o ano de 2023, o estado registrou 759 novos casos. Já quanto a Aids, que é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, ocasionada pelo vírus HIV, foram computados 366 casos e 202 óbitos em 2023, e 224 casos e 130 óbitos no período de janeiro a outubro de 2024.
A enfermeira do Programa Estadual de Controle do HIV/Aids, Cristina Raquel Tonial, explica que a ação no mês de dezembro visa conscientizar a população sobre a Aids, além de abordar aspectos sociais que envolvem a situação de saúde. “Estamos no mês mundial de combate a Aids e o workshop vem para abordar temas relacionados à doença. Também tratamos da prevenção, por meio da pré-exposição e pós exposição ao HIV, onde as pessoas podem procurar os serviços e passarem a fazer uso da medicação, prevenindo-se contra o HIV”, disse. Diagnóstico
Cristina Raquel salientou, ainda, a importância de a população realizar testes rápidos para detecção da doença. “Sempre orientamos as pessoas a procurar as Unidades Básicas de Saúde para realizar o teste rápido que diagnostica o vírus HIV de forma precoce e, consequentemente, o tratamento mais efetivo. É importante, a cada seis meses, realizar o teste, pois ele é rápido, não dói e está disponível em todo o estado”, enfatizou.
A coordenadora da Assistência Especializada do Hospital Escola Hélvio Auto, enfermeira Lygia Antas, ressaltou que a Campanha Dezembro Vermelho destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. “A Aids é uma Infecção Sexualmente Transmissível transmitida pelo contato sexual desprotegido. Portanto, é fundamental conscientizar a população sobre os métodos de prevenção, como usar o preservativo durante o ato sexual”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, pontuou que as equipes da Sesau capacitam constantemente os técnicos municipais que prestam assistência ao público soropositivo. “São realizados investimentos constantes no treinamento para os técnicos municipais, bem como apoio aos municípios, garantido, assim, que o alagoano tenha a segurança que está recebendo a assistência de profissionais preparados para atender pessoas vivendo com HIV/Aids”, ressaltou.