SAÚDE

Visitas a pacientes no HGE seguem regras que priorizam segurança e o bem-estar do paciente

Por Thallysson Alves / Ascom HGE Publicado em 06/12/2024 às 15:33
As pessoas interessadas em visitar pacientes no HGE devem respeitar todas as regras indicadas pelo hospital Thallysson Alves / Ascom HGE

Diariamente, no período da tarde, parte dos setores de internamento no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, abre as suas portas para os visitantes dos pacientes. Entretanto, para o ingresso, é preciso obedecer regras que promovem a segurança, o bem-estar e uma melhor organização dos locais destinados ao restabelecimento da saúde. A principal condição é a apresentação de documento oficial de identificação com foto e uso de roupas compostas.

Para receber a autorização de acesso, é necessário que o visitante informe o parentesco ou defina a proximidade com o paciente. Há setores que permitem a entrada de dois visitantes, mas todos eles precisam ser adultos. As crianças só podem visitar o paciente cujo parentesco é de primeiro grau, sempre na companhia de um adulto responsável, mediante avaliação de psicólogos e assistentes sociais. 

Não é permitido o transporte de alimentos, objetos pontiagudos e qualquer tipo de drogas ou produtos ilícitos, e os aparelhos celulares devem estar guardados, jamais registrando a imagem dos pacientes, conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

“Pedimos que as pessoas evitem roupas curtas e transparentes, como shorts, bermudas, camisetas regatas, saias, vestidos e tomara que caia. Os visitantes devem higienizar as mãos antes e depois de entrar em contato com o paciente, jamais tocar ou manusear equipamentos, materiais e dispositivos médico-hospitalares, pedimos que mantenham o silêncio e o consumo de cigarro pode gerar a saída das dependências do hospital”, pontuou o coordenador do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), Bruno Bernardo Santana.

 



Horários

 

Às 14h, pela Recepção Humanizada II (rampa), duas pessoas podem ter acesso ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ); nesse mesmo horário, pela Recepção Humanizada III (porta de vidro), é possível que um cidadão visite o seu ente internado na Ala A. Às 15h, o Serviço Social e a Psicologia organizam, na Recepção Humanizada II, a entrada para sete setores, sendo dois visitantes para as unidades de Terapia Intensiva (UTI) 1, de Dor Torácica (UDT) e de AVC; e somente um visitante para Área Verde, Pediatria e UTI Pediátrica.

 

“Para a Área Amarela, organizamos o acesso de visitantes pela Recepção Humanizada III, às 15h. A UTI 2 tem as visitas liberadas às 16h pela rampa. Essa programação é seguida diariamente, podendo ter mudanças se o setor precisar. A duração é de uma hora e pedimos a todos que evitem informações negativas, no objetivo de contribuir com a saúde mental do doente”, explicou o coordenador do SAC do HGE.

 

Troca de Acompanhantes

 

Os acompanhantes, aquelas pessoas que permanecem no HGE por um período mínimo de 12h, podem ser trocados em horários específicos: das 7h às 11h e das 17h às 22h. Esse processo é organizado por assistentes sociais, que estão presentes na Recepção Humanizada II (para as alas B, C, D, E, F, G, CTQ e UTI Pediátrica), na Recepção Humanizada III (Ala A e Área Azul). Área Vermelha (Trauma e Clínica) e Centro Cirúrgico (incluindo a Recuperação Pós-Anestésica) não possuem acesso a visitantes, tampouco acompanhantes.

 

“Entretanto, nos setores cuja entrada está restrita aos servidores, nós podemos avaliar exceções, caso entendamos que a presença vai ajudar na assistência que está sendo prestada. Em caso de pacientes crianças, idosos ou com alguma necessidade especial, nós também podemos permitir o ingresso. Cada caso é um caso, porém é preciso que todos os cidadãos respeitem o servidor quando apresente as regras definidas pelo HGE”, acrescentou a coordenadora do Serviço Social, Vanessa Martins.