Polícia Civil celebra formatura do V Curso de Operações Táticas Especiais
A cerimônia de formatura do V Curso de Operações Táticas Especiais (V COTE ), da Polícia Civil, foi realizada nessa quinta-feira (6), com a presença do delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas (PCAL), Gustavo Xavier, do coordenador da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), Antônio Vasco Lins, acompanhado de demais autoridades da Segurança Pública de Alagoas e de outros estados.
A formatura do curso aconteceu na Delegacia Geral de Polícia Civil, onde formandos vivenciaram momentos especiais, ao lado dos familiares e convidados, em uma solenidade que foi marcada por emoções, homenagens e demonstrações de técnicas operacionais avançadas. O V COTE teve início com 45 policiais inscritos e 25 aprovados no rigoroso teste de aptidão física. Foram 104 dias de treinamento intensivo e 886 horas-aula em regime de internato.
Ao longo do curso, com treinamentos realizados nos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal e Rio de Janeiro, 13 foram formados: um delegado de Alagoas, cinco agentes da PCAL, um agente da PCPE, um agente da PCSE, um agente da PCMT, um policial da Polícia Militar de Alagoas, e três policiais rodoviários federais.
A preparação adquirida durante o V COTE permite ao policial executar diversas técnicas operacionais, especialmente em eventos críticos, que exigem conhecimentos especializados não abordados pela técnica policial convencional. Em seu pronunciamento, o delegado-geral da PCAL, Gustavo Xavier, destacou o esforço e a dedicação de todos para chegarem até a etapa final do curso e o sucesso da realização do V COTE.
“O sucesso na formação da quinta turma do Curso de Operações Táticas firma o compromisso da Polícia Civil de Alagoas com a Segurança Pública, formando policiais altamente capacitados para enfrentar situações críticas e proteger a sociedade, conforme as diretrizes de segurança estabelecidas pelo Governo de Alagoas e Secretaria de Segurança Pública ”, disse o delegado-geral.
Em sua fala, o coordenador da CORE, agente Antônio Vasco Lins, agradeceu ao apoio das autoridades e destacou o esforço e a dedicação de todos para chegarem até a etapa final do V COTE.
“Esse curso tem uma simbologia muito grande para as forças de segurança pública. Sabemos que não foi fácil chegar até aqui. Agradeço o apoio do nosso delegado-geral, Gustavo Xavier, do secretário Flávio Saraiva, do governador Paulo Dantas, e demais autoridades e parceiros em nos proporcionar toda estrutura para realização deste V COTE”, afirmou.
O instrutor João Paulo, agente da PCAL, deu voz aos outros instrutores do V COTE, com uma forte reflexão. “Não gosto de atribuir ao acaso mérito por nada. Portanto, com relação à sorte, prefiro achar que Deus, sabedor de todas as coisas, acreditou que aquele não seria o momento ideal para que esses colegas concluíssem sua etapa. Mas mantenham suas metas, continuem treinando, busquem seu progresso, resgatem suas almas”, disse.
O orador da turma, delegado Igor Diego, falou do alto nível da equipe de instrutores e do padrão de excelência do V COTE.
“Conhecemos as mais altas referências do Brasil em cada matéria. Tudo isso nos fez perceber que os instrutores da Polícia Civil de Alagoas estão no mesmo nível. O nosso muito obrigado pelas instruções de excelência. Nossa instituição está muito bem representada pelos senhores”.
Cerimônia
A solenidade teve início no auditório da PCAL com a apresentação de um vídeo retratando os desafios e conquistas dos formandos. Em seguida, na área externa da Delegacia Geral, foram realizadas as simulações de entrada tática e resgate de reféns, que impressionaram o público presente.
Os três primeiros colocados do curso foram homenageados. São eles: 1º lugar: Agente da PCAL, Luciano Ashley Lima de Jesus Veras; 2º lugar: Agente da PCAL, Rodrigo Henrique Rodrigues de Souza; e 3º lugar: Agente da PCSE, Caio André
Lista completa de formados: André Barreto Galvão, Cezar Oliveira, Cristian Douglas, Flávio Yolando, Igor Diego, Marsílio Brasil, Max Macedo, Rodney Ferreira, Rodrigo Lopes, Romário Pereira e Thiberius Bomfim.