SAÚDE

Sesau realiza I Simpósio Estadual de Residências em Saúde de Alagoas

Por Suely Melo / Ascom Sesau Publicado em 05/12/2024 às 17:14
Evento foi aberto nesta quinta-feira, com a presença do secretário Gustavo Pontes de Miranda Marco Antônio / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quinta-feira (5), o I Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas, cujo tema é: "Desafios Éticos e a Pesquisa Científica no SUS - Lições da e para a Prática". O objetivo do evento, que está sendo realizado no Campus I do Centro Universitário Cesmac, em Maceió, e terá continuidade na sexta (6), é fortalecer e enriquecer a formação dos residentes em Alagoas.

 

Estiveram presentes na abertura do simpósio, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes Miranda, e o secretário Executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia. Também estiveram presentes a coordenadora geral de Programas de Residência em Saúde do Ministério da Saúde, Priscilla Azevedo; o diretor da Empresa Wolters Kluwer, Allan Conti; e a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Sesau, Mayara Lopes.

 

O simpósio busca criar um espaço de diálogo e compartilhamento sobre boas práticas na formação dos residentes, decisão clínica baseada em evidências, ética médica e ensino e pesquisa. Também estão em debate, as experiências em práticas integrativas em saúde, cuidados paliativos e saúde mental nos Programas de Residência.

 

“Estamos aqui por determinação do governador Paulo Dantas para fortalecer esse pleito, com o objetivo de que possamos formar mais profissionais especialistas aqui dentro do Estado na nossa Rede Pública de Saúde e também na Rede Privada e Filantrópica, trazendo mais residências médicas. Com isso, iremos fixar mais especialistas em nosso Estado para que possamos atender cada vez melhor a nossa população. Essa é a nossa função junto ao Ministério da Saúde”, destacou Gustavo Pontes de Miranda.

 

A gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde da Superintendência de Valorização de Pessoas da Sesau, Mayara Lopes, destacou que o simpósio está sendo realizado em parceria com diversas instituições. O intuito é que a formação dos residentes em saúde, em seus diversos cenários de atuação, seja fortalecida.

 

“Este evento tem como objetivo central promover a reflexão crítica sobre os desafios éticos inerentes à prática profissional. Ele também visa promover o papel fundamental da pesquisa científica para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde no Estado de Alagoas”, afirmou Mayara Lopes, enfatizando que, paralelamente, está ocorrendo a I Mostra de Produções Científicas das Residências em Saúde de Alagoas.

 

Espaço de Diálogo

 

O simpósio tem a proposta de ser um espaço de diálogo e partilha de experiências para enriquecer o conhecimento técnico dos residentes. Ele também tem como missão fortalecer a formação ética e humana, essencial para uma atuação profissional responsável e comprometida com o avanço e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Estamos aqui com o apoio do nosso governador Paulo Dantas, fazendo esse momento enriquecedor que aproxima residentes das nossas unidades hospitalares. O objetivo é fazer com que a nossa população seja agraciada com profissionais de alto nível para que tenha assistência total dentro do ambiente de trabalho e das condições que o Estado oferece”, explicou Éder Correia.

 

Também presente no evento, o diretor da Empresa Wolters Kluwer, Allan Conti, destacou a importância da plataforma UpToDate que é a mais usada no mundo para dar suporte a decisões clínicas baseadas em evidências. “O Brasil é o segundo país que mais usa o UpToDate. Estou muito feliz de estar aqui no simpósio, agradeço pelo convite da Sesau e tenho certeza que iremos sair daqui com ótimas ideias e discussões em torno do tema de práticas médicas baseadas em evidências”, afirmou.

 

Representando o Ministério da Saúde, Priscilla Azevedo destacou a importância do momento para qualificar os profissionais de saúde alagoanos. “Estou prestigiando o primeiro Simpósio de Residência em Saúde de Alagoas. Esse evento é um importante movimento no ano em estamos construindo a Política Nacional de Residências e de vários avanços para qualificar a formação especializada em saúde, visando trazer resultados e benefícios para a população, que terá uma atenção mais qualificada”, disse.

 

Programação

 

Nesta sexta-feira (6) o I Simpósio Estadual das Residências em Saúde de Alagoas prossegue com uma vasta programação, que terá início às 8h30, no Campus I do Centro Universitário Cesmac, em Maceió.

 

08h30: Mostra de Trabalhos Científicos das Residências em Saúde em Alagoas

 09h20: Palestra interativa - “A Pesquisa Científica nos Programas de Residência em Saúde: enfrentando desafios de formar profissionais com capacidade para intervir em diferentes contextos”

 10h15: Palestra interativa - “O Projeto de Pesquisa Científica: teoria e prática”

 10h45: Oficina de trabalho - “Projeto de Pesquisa: da construção do projeto à apresentação”

 14h00: Palestra Interativa - “Atestado de Óbito: Particularidades e preenchimento do atestado de óbito”

 15h45: Palestra Interativa – “Ética Médica: Código e discussão de casos”

 17h: Palestra Interativa – “Uso racional de hemoderivados e reações transfusionais”

 18h: Encerramento do I Simpósio Estadual das Residências em Saúde