CELEBRAÇÃO

5º Batalhão de Polícia Militar realiza solenidade para comemorar 38 anos de atuação

Por Ascom PMAL Publicado em 05/12/2024 às 16:32
Unidade realizou uma solenidade militar prestigiada tanto pela tropa quanto pela sociedade civil Ascom PMAL

Para celebrar a data, a unidade realizou uma solenidade militar prestigiada tanto pela tropa quanto pela sociedade civil. O evento, marcado por reconhecimentos e honrarias, aconteceu no Ginásio do Colégio Fantástico, e foi presidido pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.

 

O comandante-geral deixou uma mensagem ao efetivo e aos presentes. “Neste aniversário de 38 anos do 5º Batalhão, gostaria de parabenizar a todos, começando pelos veteranos que deixaram sua marca quando estavam no serviço ativo. Agradeço desde o comandante, tenente-coronel Luciano, até o soldado mais recruta. Sabemos do trabalho incansável realizado nesta região, tão complexa e cheia de desafios para o policiamento, mas os senhores e as senhoras têm enfrentado essas dificuldades com competência e dedicação, e os resultados são notáveis. Parabéns a todos! Vida longa ao 5º Batalhão de Polícia Militar”, afirmou.

A cerimônia prestou homenagens aos veteranos da unidade, com entrega de placas e certificados aos sargentos da Reserva Remunerada Francisco de Assis Pereira e José Francisco da Costa. Os chamados parceiros e amigos do batalhão também tiveram seu momento de tributo. Entre eles, empresários, autoridades civis e militares, profissionais da imprensa e lideranças na região que somam esforços para o sucesso da missão de servir à população. 

 

Em 2024, a unidade operacional alcançou resultados significativos no aprimoramento da segurança. Em reconhecimento a esses avanços, foram homenageados os oficiais e praças que se sobressaíram tanto no âmbito operacional quanto administrativo. Foram selecionados para o dispositivo de destaque aqueles que apresentaram elevado número de apreensões de armas e entorpecentes, ocorrências registradas, prisões realizadas, assiduidade, elaboração de TCOs, entre outros aspectos relevantes.

 

“Foi um período marcado por grandes desafios, mas esses bravos homens e mulheres demonstraram dedicação exemplar, coragem e um comprometimento inabalável com a segurança e bem-estar da comunidade. Suas realizações não apenas elevam o orgulho desta instituição, mas também inspiram a todos nós a alcançar patamares mais elevados de excelência e serviço”, enalteceu o tenente-coronel Luciano João da Silva, comandante do 5º BPM.


História do 5º BPM

Há 38 anos, por meio do Decreto nº 31.641, foi fundado, no dia 5 de novembro de 1986, o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas. A unidade de área recebeu a denominação Coronel Paulo Ney Machado Ramalho de Azevedo, em homenagem ao oficial que comandou a corporação entre abril de 1975 e abril de 1979.

 

Décadas se passaram, a cidade de Maceió e o estado de Alagoas passaram por transformações significativas, e os desafios enfrentados pela segurança pública se tornaram ainda maiores. No entanto, o 5º BPM continua com a missão de combater a criminalidade, sempre com dedicação e excelência. Atualmente, o 5º BPM é comandado pelo tenente-coronel Luciano João da Silva, tendo como subcomandante o capitão Rodolpho Hamul.

 

O 5º BPM é uma unidade operacional composta por cerca de 170 policiais militares, homens e mulheres que, diuturnamente, saem de suas casas para cumprir a nobre missão de realizar o policiamento preventivo e a manutenção da ordem pública, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e aplicar a lei em bairros da capital. A área de responsabilidade da unidade abrange cerca de 8,8 km², consolidando-se como uma das unidades mais relevantes da Polícia Militar de Alagoas.