HOMENAGEM

PM homenageia veteranos e militares da ativa com Continência de Ouro e outorga de Medalhas

Por Fernanda Alves/ Ascom PMAL Publicado em 05/12/2024 às 14:38
Continência de Ouro foi instituída no atual comando para homenagear publicamente aqueles que completaram a carreira Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas preparou um momento especial para honrar o legado de veteranos e enaltecer militares da ativa. Na manhã desta quinta-feira (05), foi realizada a cerimônia denominada Continência de Ouro, destinada aos militares que se preparam para encerrar sua carreira no serviço ativo e aos veteranos.

 

A solenidade ocorreu no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió. O Continência de Ouro acontece pela primeira vez e é uma forma de honrar publicamente aqueles que concluíram sua carreira, mas que, mesmo na Reserva Remunerada ou Reforma, merecem reconhecimento por tudo o que contribuíram ao longo de suas trajetórias.

Na mesma ocasião, também foram entregues medalhas institucionais a oficiais e praças do serviço ativo, que se destacaram pelos méritos administrativo, disciplinar, operacional e por tempo de serviço.

 

Em seu discurso, o comandante-geral destacou o orgulho de comandar uma instituição quase bicentenária: “Somos uma corporação grande, e são os senhores que a fizeram e continuam a fazê-la grande ao longo dos anos. Temos uma trajetória marcada por tantos feitos relevantes e pela participação na história local, nacional e até internacional. Na atualidade, temos visto uma instituição que valoriza o conhecimento e a qualificação, sendo fundamental nos resultados e índices da Segurança Pública em Alagoas. Este é um momento de gratidão e reconhecimento. Sigam firmes e fortes, vivam com gratidão à vida e sigam honrando a Polícia Militar e a sociedade”, enfatizou o coronel Paulo Amorim.

 

Continência de Ouro



No meio militar, a continência é uma saudação que simboliza respeito, disciplina e hierarquia. O gesto é realizado por meio de um movimento no qual a mão direita é elevada à cabeça, com precisão, firmeza no olhar e na execução. Já a Continência de Ouro foi instituída no atual comando para homenagear publicamente aqueles que completaram a carreira na Corporação alagoana e preparam-se para a inatividade. Entre eles estiveram:

 

Os coronéis Telmo Soares de Lira, Cicero Barros de Lima, Marcos de Almeida Sampaio, Marcel Krystian Bertoldo de Viveiros Fortes, Marcia Danielli Silva de Assunção e Sidney Pontes Viana, além dos sargentos Alan Ricardo Gama da Silva, Rosivaldo Gomes dos Santos, Adeilton Barbosa da Silva e Douglas Bezerra Silva.

 

Cinco representantes da primeira turma do Curso de Formação de Soldados Femininos, que ingressaram na PM no ano de 1989, também estiveram entre os veteranos reconhecidos. Foram elas, todas da Reserva Remunerada (R/R): as 1º tenentes R/R Rosália Gonçalves Soares Gomes e Silviany Domingues do Nascimento, e as subtenentes R/R Sandra de Melo, Lindinalva Alves da Silva e Rozileide Francelina dos Santos.

 

Coube à subtenente Rozileide a missão de falar em nome da turma: “Há 35 anos, um grupo de mulheres audaciosas rompeu barreiras, desafiou preconceitos e iniciou uma transformação irreversível na segurança pública e no nosso estado. Nós provamos que a competência, dedicação e força não têm gênero. Hoje, ao olharmos para trás, reconhecemos que o legado dessa primeira turma é muito mais do que o início de uma jornada. É um exemplo vivo de que as mulheres têm um papel indispensável em todos os espaços da sociedade, inclusive na segurança pública”, disse.

 

Medalhas Institucionais


Os agraciados com a Medalha do Mérito Operacional foram o capitão Oscar de Freitas Bezerra, os cabos Bruno Morais Santos, Rejane Lima, Maxsuel dos Santos e o soldado Diego Alberto Tenório da Silva.

 

O major Diego Sarmento Firmino, a capitã Carla Andrade Azevedo, o subtenente Acácio Correia Machado e os soldados Petrúcia Lima Cavalcante e José Emerson Brandes Galdino, do 14º BPM, foram contemplados com a Medalha do Mérito Administrativo.

 

A Medalha do Mérito Disciplinar reconhece oficiais e praças da instituição por exemplar conduta moral e disciplinar ao longo de décadas de serviço, com categorias de 30 anos (Ouro), 20 (Prata) e 10 (Bronze). A Medalha do Mérito Disciplinar Ouro foi concedida ao 1º tenente Ernandes Feijó da Silva (7ª CPM) e ao subtenente José Avani Tenório Cavalcante (Rotam).

 

A Prata foi outorgada ao major Carlos Alberto Muniz e aos 2º sargentos Helenilze Maria Santos Alves e Valdir dos Santos. A Bronze reconheceu o capitão José Salatiel Costa Bezerra e os 3º sargentos Mirna Suely Mesquita Calisto, Danielle Dias de Melo Azevedo, Diego Ridelvan Fernandes dos Santos e José Walter Pimentel Araújo Junior.