Formação de delegados: Polícia Civil promove aula especial com empresa de tecnologias não letais
A Polícia Civil de Alagoas, através da Escola Superior de Polícia Civil, promoveu uma aula especial no curso de formação de delegados. A atividade foi conduzida pela Condor, empresa brasileira de tecnologias não letais. O objetivo principal do evento foi oferecer aos alunos conhecimentos aprofundados sobre as tecnologias de menor potencial ofensivo, sua aplicação prática e os marcos legais que regem seu uso.
A atividade foi dividida em duas etapas: uma parte teórica e uma prática. Na primeira etapa, teórica, os participantes assistiram a uma palestra detalhada que abordou a legislação de produtos controlados pelo Exército, rastreabilidade e o uso adequado das tecnologias não letais em diferentes contextos operacionais.
Na segunda etapa, prática, realizada em campo de prova, os alunos tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos sob supervisão de instrutores especializados da Condor e do corpo de instrução da Polícia Civil de Alagoas.
Os participantes aprenderam na prática a utilizar granadas de luz e som, emissoras de fumaça, munições calibre 40mm e 12, entre outros dispositivos, aplicando as técnicas corretas e seguras para cada situação. A iniciativa contou com a participação de Marden Santos, consultor regional da Condor no Nordeste, e Alexandre Ribeiro, instrutor master da empresa, ambos, junto aos instrutores da formação de delegados, alinharam-se no compromisso de oferecer uma formação de excelência para os futuros integrantes da PCAL.
O diretor da ESPC, delegado Rubens Martins, frisou: “Ressaltamos o valor da parceria e agradecemos, à empresa Condor, que disponibiliza, sem qualquer custo para o Estado, todos os produtos usados neste treinamento”. A ação conjunta demonstra o alinhamento da PCAL com as melhores práticas e tecnologias globais, preparando os alunos para exercerem suas funções com responsabilidade, eficácia e respeito aos direitos humanos.