SAÚDE

Ginecologista do Hospital da Mulher orienta sobre a importância dos exames preventivos

Por Joyce Marques / Ascom Sesau Publicado em 04/12/2024 às 13:53
<p class="font-12"></p> Ana Maria Belo / Ascom Sesau

Os exames ginecológicos de citologia e colposcopia são fundamentais para prevenir e diagnosticar o câncer de colo de útero e outras patologias que acometem milhares de mulheres todos os anos no Brasil. Por isso, a médica ginecologista do Hospital da Mulher (HM), Camilla dos Anjos, ressalta a importância dos dois exames e explica que são solicitados de maneira distinta, com objetivos diferentes.


Conforme explica a médica do HM, a citologia é realizada anualmente para rastreamento do câncer de colo uterino. É através dele que são diagnosticadas lesões pré-malignas, antes que se tornem câncer e também as lesões malignas. 

O exame é coletado com auxílio de espéculo, introduzido no órgão reprodutor feminino, para visualização do colo. Por meio dele são colhidas células do colo endocervical e de fora do útero e, por fim, o material é enviado para ser analisado.

“É importante que as alagoanas mantenham seus exames em dia para prevenir o câncer de colo de útero, que é o terceiro mais incidente entre as mulheres no Brasil. É uma doença facilmente rastreável em fase inicial e o tratamento precoce também aumenta as chances de cura”, destaca a médica ginecologista do HM.

COLPOSCOPIA

Já a colposcopia, é indicada para casos em que o diagnóstico da citologia informa alguma alteração. Assim como na citologia, o médico utiliza o espéculo para visualização do colo uterino e são aplicadas duas substâncias para avaliar o colo através do videocolposcópio.

ACESSO

Para ter acesso aos exames no Hospital da Mulher, o agendamento e a regulação ocorre por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) municipal, através do Sistema de Regulação (Sisreg). No dia da realização da citologia ou da colposcopia, a paciente deve apresentar a solicitação médica, RG e Cartão SUS.