Juceal participa de congresso nacional sobre ambiente de negócios, no Espírito Santo
Representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) participam, durante esta semana, do V Congresso Nacional das Juntas Comerciais (Conaj). Sediado em Vitória, no Espírito Santo, o congresso discute a evolução do ambiente empresarial no país, focando no registro e no licenciamento de negócios.
O V Conaj conta com painéis e palestras sobre assuntos como o impacto do novo Código Civil no registro empresarial, o uso da inteligência artificial por parte das Juntas Comerciais, a importância da política pública para os pequenos negócios, e os desafios e avanços no ambiente brasileiro de negócios.
No evento, são promovidas reuniões técnicas englobando presidentes, vice-presidentes, procuradores-gerais, secretários-gerais, diretores de TI, gestores da Redesim, dentre outros gerentes das 27 Juntas Comerciais espalhadas pelo país.
Para o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo, as discussões terão impacto imediato não só no registro empresarial, mas também na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
“É na Junta Comercial que nasce a empresa e, assim, é nela que nasce o emprego e o desenvolvimento de todos os estados e municípios. Então é preciso tomar a Junta Comercial uma prioridade de governo para continuar nesses avanços técnicos que estão sendo colocados ultimamente. Algo que destaco é a discussão sobre o ranking dos municípios, que, com referência ao licenciamento, são os maiores gargalos das Juntas hoje. Não adianta somente gerar o CNPJ, que a empresa não vai funcionar se não tiver os licenciamentos adequados. Então esses avanços estão sendo muito discutidos aqui”, refletiu.
Também presente no evento, o assessor especial da Juceal, Fábio de Lima, destaca que o congresso é o principal evento das Juntas Comerciais no país e exalta o momento de desenvolvimento vivenciado pelas entidades de registro empresarial.
“São reuniões que discutem questões específicas do dia a dia das Juntas Comerciais. Então, está sendo muito rico, muito proveitoso, está servindo para trocarmos experiências com representantes e colaboradores de todo o Brasil. É uma oportunidade também para podermos saber o que está sendo feito, quais são as melhores práticas, reproduzirmos e copiarmos o que está dando certo em outras Juntas, além de avançarmos com a qualificação do trabalho que podemos prestar”, disse.
Além dos gestores, representam Alagoas no evento o procurador-geral, João Paulo Gaia, o secretário-geral Edvaldo Maiorano, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, e o gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos.
O V Conaj é uma realização da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju) em parceria com a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees).