SAÚDE

Cria promove workshop sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Por William Makaisy / Ascom Cria Publicado em 14/11/2024 às 17:46
Evento permitiu a troca de experiências entre os hospitais em processo de certificação e os que já são habilitados como Hospital Amigo da Criança Thiago Ataide / Ascom Cria

A Secretaria de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu um workshop, na manhã desta quinta-feira (14), sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Com o tema “Compartilhando experiências e fortalecendo o apoio à amamentação”, o evento reuniu palestrantes e representantes dos hospitais e maternidades de Alagoas. O objetivo do evento foi promover uma troca de experiências entre os hospitais que estão no processo de certificação e os que já são habilitados como Hospital Amigo da Criança.



 

Para a secretária de Estado da Primeira Infância, e uma das palestrantes do evento, Caroline Leite, momentos como esse fazem a diferença, porque o treinamento é repercutido dentro dos hospitais.

 

“Temos aqui um tema de extrema importância. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança envolve todo o cuidado com os pequenos, desde o aleitamento materno até a capacitação de hospitais que seguem as regras do Ministério da Saúde para essa atividade. O Cria vem trabalhando a temática junto aos hospitais alagoanos e à Secretaria de Saúde para garantir que cada vez mais profissionais estejam por dentro das boas práticas”, disse a secretária.



 

Com a palestra “Motivando e engajando equipes”, a secretária abriu o debate falando um pouco sobre sua experiência como gestora, trazendo para os presentes momentos de reflexão sobre liderança, assertividade e posicionamento dentro do ambiente hospitalar.

 

A Dra. Nathalia Regia proferiu palestra sobre a importância do contato pele a pele entre mãe e recém-nascido. A prática traz benefícios à recuperação da mãe, ao desenvolvimento psíquico, motor e emocional do recém-nascido e proporciona a construção de um vínculo afetivo.

 

Para elucidar a temática e trazer contribuições dos presentes, o evento encerrou com duas mesas-redondas sobre o Selo IHAC, trazendo as experiências exitosas dos hospitais que já possuem o selo e dos hospitais que estão no processo de certificação.