Alagoas

"Tardezinha Funcional" promove qualidade de vida a pacientes internados no Hospital do Coração Alagoano

Publicado em 07/11/2024 às 17:26
O projeto leva aos pacientes a oportunidade de um momento fora do leito hospitalar, visando ao bem-estar físico e emocional Neide Brandão / Ascom Sesau
Neide Brandão / Ascom Sesau

O Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, tem transformado a experiência de internação dos seus pacientes com o projeto “Tardezinha Funcional”. Pensado para proporcionar um ambiente de cuidado acolhedor e humanizado, o projeto leva aos pacientes a oportunidade de um momento fora do leito hospitalar, visando o bem-estar físico e emocional. 

 

A ideia é simples, mas poderosa: tirar o paciente de sua enfermaria e levá-lo a um ambiente diferente, seguro e preparado, onde ele possa realizar atividades físicas com o apoio da equipe de fisioterapia. 

 

De acordo com Glauber Schettino, coordenador de fisioterapia do hospital e responsável pelo projeto, o “Tardezinha Funcional” nasceu da percepção de que a longa estadia hospitalar pode ter impactos negativos, tanto físicos quanto emocionais nos pacientes. 

 

“Quando um paciente passa muito tempo internado, ele está mais suscetível a desenvolver síndromes comportamentais e físicas, devido à restrição de movimento e à mudança na rotina. Nosso objetivo é proporcionar um momento onde ele possa interagir com o ambiente de forma segura, sair um pouco da rotina hospitalar, e ao mesmo tempo, dar continuidade ao tratamento fisioterapêutico”, explica Glauber. 

 

A iniciativa, que ocorre em um espaço preparado com todo o suporte necessário, reúne pacientes para um momento de exercícios físicos adaptados. Eles vão desde alongamentos, até atividades mais leves, respeitando as limitações e condições individuais de cada um dos pacientes assistidos pelo Hospital do Coração Alagoano. 

 

Beneficiado 

 

O aposentado Francisco de Assis, de 63 anos, foi um dos pacientes que participaram do projeto "Tardezinha Funcional", e amou a iniciativa. Internado na unidade hospitalar há cerca de três meses, ele passou por uma revascularização do miocárdio com a colocação de três pontes de safena.

 

“Foi uma tarde especial para mim. Fazia dias que eu não tinha essa sensação de liberdade. Poder sair do quarto, me alongar e conversar me deu um ânimo diferente para continuar me cuidando”, frisou. 

 

Para Suewellyn Nunes, uma das fisioterapeutas que acompanham os exercícios com os pacientes, a “Tardezinha Funcional” tem gerado resultados positivos não só no aspecto físico, mas também no emocional. 



 

“Os pacientes ficam animados em sair um pouco do quarto, ver pessoas, se movimentar de maneira diferente. Percebemos uma melhora na disposição e até na confiança deles para realizar as atividades”, comentou a fisioterapeuta, destacando o valor de poder ver os pacientes com mais ânimo e engajados na própria recuperação. 

 

O projeto conta com o apoio e incentivo da direção do hospital e da equipe multiprofissional, que valoriza o cuidado integral e a qualidade de vida dos pacientes durante sua internação. 

 

“Com iniciativas como esta, o Hospital do Coração Alagoano reforça seu compromisso em cuidar de forma integral, promovendo a saúde e o bem-estar dos seus pacientes em todos os aspectos possíveis, provando que cada detalhe faz diferença no caminho para a recuperação”, pontuou Otoni Veríssimo, diretor do hospital.