EVENTO

IML de Maceió e Polícia Científica marcam presença em encontro nacional realizado em São Paulo

Por Maria Costa (sob supervisão) / Ascom Polícia Científica Publicado em 07/11/2024 às 15:20
A perita-geral, Rosana Coutinho, e o chefe especial do IML de Maceió, o perito médico-legista Felipe Porciúncula, estiveram presentes Ascom Polícia Científica

A Polícia Científica de Alagoas foi convidada para o III Encontro Nacional de Institutos Médicos Legais (IMLs) na cidade de São Paulo. O evento teve início no dia 4, estendendo-se até esta quarta-feira. A perita-geral, Rosana Coutinho, e o chefe especial do IML de Maceió, o perito médico-legista Felipe Porciúncula, estiveram presentes para buscar estratégias que visam aprimorar os Institutos Médicos Legais do estado.

 

O evento foi uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC) e da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai (CICV). Ale´m do evento, houve uma visita na Superintendência de Polícia Científica de São Paulo. 

 


A perita-geral, Rosana Coutinho falou da relevância dos quatro eixos abordados no encontro. “O primeiro eixo é articulação interinstitucional e integração, que visa articulação e integração entre as instituições de Medicina Legal no Brasil, de forma a proporcionar que todos funcionem de maneira padronizada. O segundo é a modernização, de modo a elaborar uma estrutura mínima para funcionamento das atividades relacionadas aos IMLs, como a modernização dos setores e novas tecnologias”, afirmou a perita-geral.

 

“O terceiro eixo é padronização, ou seja, a elaboração e implantação dos novos Processos Operacionais Padrão (Pop), que já foram elaborados e disponibilizados no Congresso Nacional de Criminalística; e o quarto eixo é ensino e pesquisa, incluindo cursos como gestão, cursos de formação, dentre outros, visando melhorar o atendimento à sociedade por meio dos Institutos Médicos Legais”, disse.

 

O perito médico-legista e chefe especial do Instituto Médico Legal de Maceió, Felipe Porciúncula, falou sobre a experiência enriquecedora por meio do convívio entre outros IMLs do Brasil. “Nesses encontros a gente nota tanto os bons hábitos nossos, como também a necessidade de evoluir alguns pontos, como na modernização, a necessidade de laboratórios de ponta, de equipamentos que funcionem bem para atender nossa demanda do IML”.

 

Porciúncula conclui dizendo que o objetivo é alcançar a melhor prova pericial, com laudos mais robustos no intuito de dar subsídio à justiça para suas decisões. “Esses eventos são bons para que a gente veja a realidade brasileira e tente valorizar o que estamos fazendo de correto e progredir no que precisamos”, afirmou.