Cerca de 400 servidores participam do 14º Congresso Internacional de Contabilidade, Custo e Qualidade do Gasto no Setor Público
Severino Carvalho / Agência Alagoas
A controladora-geral do Estado de Alagoas, Caroline Balbino, participou, nesta quarta-feira (30), da abertura do 14º Congresso Internacional de Contabilidade, Custo e Qualidade do Gasto no Setor Público (Congresso CQ), que aconteceu no Centro de Convenções de Maceió, bairro de Jaraguá, em Maceió. Ela representou o governador Paulo Dantas durante a solenidade e destacou o papel fundamental do Controle Interno, que tem assegurado transparência, eficiência e qualidade na gestão dos recursos públicos em Alagoas.
“Temos avançado significativamente em áreas cruciais como saúde, onde ampliamos o acesso e a qualidade dos serviços. Na educação, fizemos investimentos estratégicos para melhorar o ensino e preparar nossos jovens. Na economia, desenvolvemos políticas que incentivam a sustentabilidade e a geração de empregos. E na segurança pública, temos implementado ações que têm garantido mais tranquilidade à população”, pontuou Caroline Balbino.
Ainda em seu discurso, a controladora-geral citou mais avanços alcançados pela gestão do governador Paulo Dantas. “Somos o 4º Estado do Brasil que mais cresce. Inclusive, alcançamos a menor taxa de desemprego de toda a história. Somos o 2º Estado do Brasil onde a educação mais evoluiu. Temos 31 das 100 melhores escolas do país, segundo o Ideb. Os pais de famílias também podem trabalhar tranquilamente porque são mais de 60 Creches Cria inauguradas em todo o estado”, acrescentou.
Balbino também ressaltou os investimentos em obras viárias e de saneamento básico. “Seguimos firmes no propósito de fortalecer a gestão pública e, juntos, construir um estado mais justo e próspero para todos”, concluiu.
O EVENTO
Até a próxima sexta-feira (1), o Congresso CQ contará com a presença de especialistas e autoridades de renome nacional e internacional para abordar, diante de uma plateia de cerca de 400 servidores do Poder Executivo Estadual e de representantes governamentais, assuntos relacionados à qualidade dos gastos públicos.
Serão tratados temas como: inovação em processos e sistemas para a administração pública; atualizações em normas e procedimentos; cases de sucesso e desafios nos países, estados e municípios; e papel da sociedade na melhoria da administração pública.
A secretária Especial do Tesouro Estadual, Monique Souza de Assis, também participou da abertura do Congresso CQ. Em entrevista, ela falou sobre a gestão fiscal, um dos temas que serão abordados durante o evento.
“Alagoas passou por um processo muito bom na sua gestão fiscal desde 2016 em diante, e vem mantendo todo esse trabalho desde essa época. E isso passa pela parte contábil, que é um dos objetos aqui desse Congresso”, observou.