Samu realiza ação educativa em escola sobre primeiros socorros e os malefícios dos trotes
Arnaldo Santtos / Ascom Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contemplou mais uma escola de Maceió com o Projeto Samu nas Escolas. Desta vez foi a Escola Municipal Major Bonifácio Silveira, localizada na Gruta de Lourdes, que recebeu uma equipe de acadêmicos com objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os malefícios dos trotes e ensinar noções básicas de primeiros socorros.
A atividade, conduzida por estudantes de medicina, enfermagem e serviço social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), faz parte de uma programação semanal nas escolas, junto com o setor de Serviço Social do Samu Maceió.
Durante as apresentações, que ocorreram na última sexta (11) em dois turnos, os alunos assistiram a palestras interativas e participaram de atividades práticas. Ao final, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma ambulância do Samu, despertando ainda mais o interesse pelas ações de socorro e pela importância da agilidade no atendimento emergencial.
A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância de educar os jovens sobre os trotes. “O trote pode custar vidas. Esse tipo de conscientização, desde cedo, ajuda a reduzir essas chamadas falsas e prepara as crianças para agir de forma correta em uma situação de emergência”, afirmou.
Cícera Genilda Bezerra dos Santos, diretora da escola, ressaltou a relevância do projeto para a formação dos alunos. “Essa ação não apenas ensina sobre primeiros socorros, mas também desperta um senso de responsabilidade. Os estudantes ficaram bastante empolgados em aprender algo que pode salvar vidas, comentou.”
Entre os alunos, Leandro Laran Paixão da Silva, 8 anos, do terceiro ano, ficou fascinado ao aprender as técnicas ensinadas pelo Samu. “Achei muito legal ver a ambulância de perto e aprender a ajudar as pessoas. Agora sei o que fazer se alguém se machucar”, afirmou, destacando que vai estudar para ser médico.”
O secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou o impacto positivo da iniciativa. “O PSE é fundamental para conscientizar as novas gerações sobre a gravidade dos trotes e a importância do atendimento emergencial. A educação é a chave para melhorar a relação da população com os serviços de saúde.”
A ação realizada na Escola Major Bonifácio Silveira é parte de um esforço contínuo para melhorar o atendimento de urgências e emergências em Alagoas, ao mesmo tempo que visa reduzir o número de trotes, que ainda representam um problema significativo para os serviços de saúde.
O Projeto Samu nas Escolas seguirá com suas atividades todas as sextas-feiras, em instituições previamente selecionadas, envolvendo cada vez mais alunos na conscientização sobre os primeiros socorros e a importância do respeito ao serviço de urgência.