Produtores e técnicos do Baixo São Francisco participam de treinamento para melhorar produtividade na rizicultura
Produtores de arroz e técnicos de campo que atuam na região do Baixo São Francisco de Alagoas participaram de uma capacitação para aprimorar o conhecimento e identificar práticas inovadoras na rizicultura irrigada. As atividades, que ocorreram nessa terça (8) e quarta-feira (9), foram realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), em parceria com as unidades da Embrapa Arroz e Feijão (GO) e Alimentos e Territórios (AL) e a Prefeitura de Igreja Nova.
O secretário executivo de Agricultura Familiar, Ronaldo Targino, explica que foi um momento para troca de conhecimento entre os pesquisadores da Embrapa, técnicos e extensionistas e, principalmente, produtores que já atuam nos plantios de arroz irrigado nos municípios de Igreja Nova, Penedo e Porto Real do Colégio, com objetivo de potencializar a produção local.
“Foi uma oportunidade para lançar mais uma etapa do programa Planta Alagoas, com o Alagoas Mais Arroz. Essa é uma estratégia importantíssima do governo Paulo Dantas para estimular a produção de arroz no estado, que já vem evoluindo nos últimos anos e tem expectativa de crescimento para 2024. O treinamento é um suporte para que os produtores consigam aplicar as técnicas no campo, ampliando a produtividade agrícola”, ressalta o secretário executivo da Seagri.
Entre os temas abordados no treinamento técnico “Rizicultura irrigada no Baixo São Francisco Alagoano” estiveram preparo do solo, sistema de plantio, manejo de água e fitossanitário, adubação, vantagens do uso de drones e uso racional de insumos, qualidade do grão e manejo de cultivares, colheita e acesso a mercados.
“Essa é uma região que tem uma série de características particulares com um perímetro irrigado e, no geral, agricultores familiares, com um produto essencial para a alimentação dos brasileiros. É uma satisfação muito grande fazer essa parceria com a Secretaria de Agricultura porque é uma oportunidade de trazer as tecnologias que a Embrapa desenvolve para os produtores rurais”, acredita o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão (GO), Élcio Guimarães.
Além das palestras, a Seagri e a Embrapa irão realizar, nesta quinta-feira (10), a instalação de uma parcela demonstrativa para avaliar o desempenho de três novas variedades genéticas de arroz para o estado, recém desenvolvidas pela Embrapa Arroz e Feijão.
As cultivares selecionadas são BRS A704, BRS A705 e BRS A706 CL, com o objetivo de introduzir o conceito de “mosaico de cultivares” adaptadas ao sistema de cultivo pré-germinado.
O gerente executivo do Distrito Itiúba (Porto Real do Colégio), Amilton Rodrigues, destaca que o desempenho de boas lavouras começa na integração e troca de informações e conhecimentos durante o treinamento técnico.
“É de grande valia disseminar essas novas tecnologias para o produtor. Hoje com a rizicultura valorizada, os produtores ficam interessados para que possam produzir mais. O produtor produzindo bem, o produto chega na indústria também. Alagoas precisa de um produto de qualidade no campo para poder ter um bom produto no mercado. Fortalecendo toda a cadeia produtiva”, avalia Amilton Rodrigues.