Grafite alagoano é destaque no Festival Cena Nordeste em Sergipe
Anderson Silva (sob supervisão) / Ascom Secult
Os artistas alagoanos de grafite serão o grande destaque da edição sergipana do Festival Cena Nordeste, que acontece no Centro de Criatividade de Aracaju, localizado na rua Dom Bosco, no bairro Cirurgia. Com entrada gratuita, o evento contará com a participação dos artistas Lucas Inxame, Yara Pão, Ursa Nath e Júnior Brown, que criarão um mural coletivo e permanente no local.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, ressaltou a importância do evento e o papel dos artistas alagoanos no cenário cultural nordestino.
"A participação dos nossos grafiteiros no Festival Cena Nordeste reforça o valor e o impacto da cultura de rua em Alagoas. Eles estão levando a essência da nossa arte para além das fronteiras, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural de toda a região," afirmou.
Mellina também destacou o apoio do governo estadual à cultura urbana. "O governador Paulo Dantas tem sido um grande aliado da cultura, demonstrando um compromisso forte com a valorização dos nossos artistas. Ele tem incentivado iniciativas que expandem o alcance da arte alagoana, promovendo nossos talentos em novos espaços," completou a gestora.
Conheça os artistas
Ursa Nath é uma artista visual e ilustradora mato-grossense-alagoana, cuja carreira se desenvolve com base no grafite, nas artes visuais e no design. Sua obra é marcada pela inspiração nos letterings Wildstyle e nas cores vibrantes do Pop Art, frequentemente retratando figuras femininas, a natureza, ancestralidades e elementos psicodélicos. Ela começou sua trajetória no grafite em 2011 e, a partir de 2015, expandiu sua expressão artística para a ilustração digital.
Yara Pão é uma artista graduada em Design pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Ela se dedica principalmente às artes visuais, pintura mural, grafite e design gráfico. Suas inspirações são moldadas por suas vivências e pelas necessidades e características observadas nas comunidades, indivíduos e no meio ambiente. O trabalho de Yara estabelece uma interconexão entre Design, Arquitetura de interiores e a cidade, com o objetivo de oferecer um conceito artístico exclusivo e afetivo, que conta histórias significativas e impactantes.
Júnior Brown começou a desenhar aos 13 anos e iniciou sua trajetória no Boi Gavião em 1997, onde atuou até 2002. Em 2017, se tornou tatuador e arte-educador, realizando oficinas para jovens quilombolas no Agreste. Ele fundou o Estúdio Negotiziotattoo, que aborda questões de racismo estrutural por meio da arte. Em 2018, pintou na Escola da Aldeia Serra Mae, da Etnia Xucuru-Kariri, e em 2019, participou da Emenda Cultura Coletiva, promovendo uma exposição de cultura urbana e oficinas em comunidades quilombolas. Júnior também integrou o curta-metragem Nas Quebradas do Boi, que celebra a cultura do Boi Gavião.
Lucas Rafael, conhecido artisticamente como "Inxame", é graduado em Arquitetura e utiliza o grafite para ressignificar os espaços urbanos de Maceió desde 2015. Seu nome, que significa abundância no nordeste, reflete seu estilo contemporâneo, influenciado pela cultura afro-brasileira e pelo hip-hop. Lucas participou de projetos como a Semana de Arquitetura da UFAL e a exposição Urbano Grafia. Ele foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Cultural Mestre Zumba em 2020 e foi aprovado no Edital de Muralismo Colorir É Legal em 2021. Seu trabalho representa uma contribuição significativa para a cultura urbana de Maceió, tornando a cidade mais vibrante e dinâmica.
O festival
O Cena Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste que tem como objetivo reunir os estados do nordeste do Brasil para promover o intercâmbio cultural, valorizar a arte regional, formar plateias e incentivar a economia criativa.
O projeto foi planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Em 2024, o festival teve início na Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em Sergipe, o evento é promovido pelo governo estadual, pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP) e pelo Consórcio Nordeste, com o apoio das Secretarias de Cultura dos estados da Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte, e do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Programação completa
DIA 11/10
9h – Intervenção de grafite com Inxame, Ursa, Júnior Brown e Yara Pão (AL)
14h – DJ Mavi (SE)
15h – Embondeiro Capoeira com Mestre Cabeça (SE)
16h – Apresentação de Break da Cia Reality Street Dance (SE)
17h – Espetáculo de dança da Guinça do grupo Dança que Temos Feito (PI)
18h – Cultura Popular do grupo Folclórico Zambiapunga (BA)
19h – Solenidade de abertura e Barco de Fogo
19h30 – Espetáculo Ópera de Milho (SE)
20h50 – Quadrilha Século XX (SE)
21h30 – Grupo Parafoiclórico Mestre Saci Quilombola (SE)
22h10 – Show do Descidão dos Quilombolas (SE)
23h – Show da Banda Reação (SE)
DIA 12/10
9h – Fórum Nordestinidades
9h – Intervenção de grafite com Inxame, Júnior Brown, Ursa Nath e Yara Pão (AL)
14h – DJ Julie (SE)
14h – Mostra audiovisual das realizadoras Ana Dinniz, Carie Fiúza, Luana Flores e Valtyennyra (PB), Sessão de bate-papo com a mediadora, Lu Silva (SE)
14h30 – Grupo Folclórico Parafusos (SE)
15h – Grupo Folclórico Cacumbi de Mestre Deca (SE)
15h – Aula Show de Gastronomia com Timóteo Domingos (SE)
15h30 – Grupo Folclórico São Gonçalvo de Amarante (SE)
16h40 – Espetáculo Circense da Cia Miramundo com Palita Arruaçando (MA)
18h – Espetáculo Solo Espiral Brinquedo Meu (PE)
19h20 – Forró com Os Muringa (CE)
20h40 – Show de Tiquinho Rodrigues (RN)
22h – Entrega mural Grafite (AL)
22h – Banda Corações Partidos (SE)