Cerca de 3 mil crianças visitaram o Corpo de Bombeiros em 2024
Alessandra Lima* / Ascom CBMAL
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) recebeu aproximadamente 3 mil crianças em visitas lúdicas e educativas ao quartel de Comando Geral em 2024. As visitas, realizadas durante a Semana do Soldado e a Semana da Criança, têm como objetivo conscientizar os pequenos sobre a importância do trabalho da corporação de forma interativa e dinâmica.
Na Semana do Soldado, que ocorreu entre os dias 26 e 30 de agosto, 2.078 crianças vivenciaram uma experiência única, conduzida de forma didática e divertida pelos profissionais do CBMAL. Estudantes de diversas instituições de ensino de Maceió e região participaram da atividade.
Já na semana da criança, que ocorre do dia 7 ao dia 11 de outubro, a expectativa é receber mais de 800 crianças para celebrar a data. Durante essa semana, a programação inclui a apresentação de equipamentos utilizados em ocorrências, orientações sobre os impactos dos trotes e dicas de prevenção de acidentes domésticos, tudo isso com o auxílio de dinâmicas e brincadeiras. Ao todo, a visita dos quase 3 mil alunos representa um grande aumento no número de visitações no quartel em comparação aos anos anteriores.
Sobre a visita
Para participar das visitas, às instituições realizaram a solicitação através de um ofício. Após aprovação, as escolas participantes são orientadas a solicitar que os alunos tragam roupas adequadas para o banho e suas próprias garrafas de água para que todas as crianças possam aproveitar ao máximo as atividades desenvolvidas de forma segura e confortável.
Na ocasião, as crianças participaram de uma série de atividades educativas, incluindo palestras sobre segurança e prevenção de incêndios, apresentações da Banda de Música do CBMAL e um emocionante passeio em viaturas militares. Além disso, o tradicional “banho de mangueira”, realizado no pátio da instituição, garante momentos de diversão e descontração.
Essas ações reforçam o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas em educar e interagir com o público infantil e com a segurança da população, oferecendo uma programação que combina conhecimento e diversão.
*Estagiária sob supervisão.