A força e a resiliência de servidora da Sefaz diagnosticada com câncer de mama
Gabrielly Barreto / Ascom Sefaz
Em meio às campanhas de conscientização do Outubro Rosa, que reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) compartilha a história inspiradora de uma servidora. Assistente fazendária da Chefia de Representação Fiscal, Genilza Coelho, mais conhecida como Zipa, é um exemplo de superação.
Há nove anos, Zipa enfrentou uma grande reviravolta na vida ao ser diagnosticada com câncer de mama. “A princípio, quando recebi o resultado e vi que era um carcinoma maligno no seio esquerdo, foi um choque. Logo foi indicada a mastectomia, e o diagnóstico de câncer foi confirmado. Em julho, coloquei o cateter e comecei a quimioterapia no mês seguinte, em agosto. Foi um ano intenso de tratamento com quimioterapia tradicional. Agora, sigo com a quimioterapia oral, que devo tomar por dez anos, e também com uma medicação intravenosa chamada Zometa, que recebo a cada seis meses”, explicou a servidora.
Ao receber o diagnóstico, Zipa cogitou deixar o cargo para se dedicar integralmente ao tratamento. No entanto, com o apoio que recebeu da equipe de trabalho e da família, ela se surpreendeu ao ser promovida. “Pensei: 'Mas agora? Estou com câncer'. Fiquei surpresa ao ser promovida naquele momento. O apoio que recebi foi fundamental para eu continuar”, destacou.
A servidora destacou a importância do suporte emocional durante o tratamento. “O diagnóstico assusta, e não é fácil. Você precisa ser forte para entender que a sua força vem de dentro. Não é simples, mas é possível superar. O apoio que recebemos é extremamente necessário, disse Zipa com emoção, ao lembrar também que o maior suporte veio da filha, que nunca deixou de acreditar na recuperação.
Durante o tratamento, a assistente fazendária começou a participar de um grupo que confecciona almofadas em formato de coração, destinadas a mulheres que estão em tratamento oncológico. Essas almofadas ajudam a aliviar as dores, reduzir o inchaço e diminuir a tensão nos ombros de pacientes mastectomizadas. Elas são distribuídas em unidades de saúde da rede pública em Alagoas.
Hoje, aos 61 anos, Zipa celebra a vida e reforça a importância de estar atenta à saúde, destacando o autoexame. Neste Outubro Rosa, a história dela nos lembra da necessidade de realizar exames preventivos, como a mamografia e o autoexame, que podem salvar vidas.
MAMOGRAFIA GRATUITA PELO GOVERNO DE ALAGOAS
É essencial ressaltar que o exame de mamografia, um dos principais métodos para a detecção precoce do câncer de mama, está disponível gratuitamente no Hospital da Mulher, em Maceió.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio. Para realizar o exame, a paciente deve apresentar a solicitação médica, uma vez que, no Sistema Único de Saúde, o exame de mamografia é garantido para mulheres acima de 50 anos. Ao chegar ao hospital, basta apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e a solicitação médica.
“Tem cura! É doloroso, é demorado, mas é bom viver, e eu amo viver!”, finalizou Genilza Coelho.