EDUCAÇÃO

Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez Joelina Cerqueira participa da Semana Integrada da Pessoa Surda

Por Vitor Manoel / Ascom Seduc (Sob Supervisão) Publicado em 27/09/2024 às 17:03

Professores e estudantes atendidos pelo Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) Joelina Cerqueira marcaram presença na IV Semana Integrada da Pessoa Surda, a qual se encerra nesta sexta-feira (27) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento, uma homenagem ao Dia do Surdo, celebrado na última quinta-feira (26), também comemora os dez anos do curso de Letras-Libras da Ufal.

A Semana trouxe uma série de debates sobre os avanços e desafios da educação de pessoas surdas no Brasil, especialmente após a promulgação da Lei 14.191/2021, que dispõe sobre educação bilíngue. Um dos pontos altos da programação foi Surday, uma noite de celebração que ocorreu na boate Rex Bar, localizada no centro histórico do bairro do Jaraguá, com apresentações culturais e um palco aberto, promovendo a inclusão e a animação da comunidade surda.

Flávia Barboza, gestora do CAS Joelina Cerqueira, ressaltou a importância do evento: "Esta semana é fundamental para nós, profissionais que lutam pelos direitos da pessoa surda e pela acessibilidade. Tivemos, durante todo o evento, a participação efetiva do público surdo, intérpretes e estudantes, fortalecendo a disseminação da Língua de Sinais", contou ela.

O CAS – Celebrando 18 anos de existência em 2024, o CAS Joelina Cerqueira é um Centro de Educação Especial que integra a estrutura da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e é referência no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de estudantes surdos e na oferta de cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para toda a comunidade.