Governo de Alagoas entrega comenda Guardião das Águas a defensores dos recursos hídricos
O Governo de Alagoas homenageou com a comenda Guardião das Águas 15 personalidades de diferentes áreas que se destacaram por suas contribuições diretas à preservação dos recursos hídricos no estado. A honraria entregue na noite de quinta-feira (26), no hotel Jatiúca, é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
O secretário-executivo do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, que representou o governador Paulo Dantas, disse que além da política de conservação, proteção ambiental e de preservação dos recursos hídricos, o Governo do Estado também tem o compromisso de levar o acesso à água potável para todos os alagoanos, principalmente, para a agricultura familiar.
"Alagoas conta com uma grande variedade de recursos hídricos em sua geografia. São rios, riachos, lagos, nascentes e cachoeiras que têm recebido ações de proteção do governo estadual", destacou.
Entre as ações desenvolvidas, Felipe Cordeiro destacou o programa Mais Água Alagoas, que tem o objetivo de universalizar o acesso a abastecimento e saneamento básico para mais de 2 milhões de alagoanos, com investimento de R$ 10 bilhões. "O Mais Água Alagoas leva dignidade e o direito à água para as pessoas, contemplando inclusive comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos da reforma agrária", ressaltou.
Através do Mais Água Alagoas, mais de 60 mil alagoanos de 38 municípios foram beneficiados com o programa de perfuração de poços. Até agora, já são aproximadamente 120 poços já perfurados.
Além do Mais Água Alagoas, há Água Doce, programa de dessalinização presente em cerca de 30 municípios do Agreste do Semi-Árido. Esse programa já trouxe impactos positivos para mais de 37 mil pessoas em todo o estado. Isso sem contar outras atividades, como os microssistemas de abastecimento comunitários, que chegou à marca de 10 mil famílias atendidas, além das ações do Canal do Sertão.
O secretário da Semarh, Gino César, destacou o programa de revitalização de nascentes, que tem objetivo de recuperar até o fim deste ano, 60 nascentes em todo estado, para contribuir para a melhoria da qualidade dos recursos hídricos.
"A água é vida, é desenvolvimento e é sustentabilidade. E a preservação deste bem tem sido prioridade do Governo do Estado, que abriu discussão sobre a cobrança das águas dos rios de domínio. O debate tem contado com a participação de técnicos bem como tem buscado também a participação do Comitê de bacias hidrográficas apresentem propostas", comentou.
Quanto à comenda Guardião das Águas, Gino César ressaltou a importância da homenagem como incentivo para o desenvolvimento de mais ações e políticas públicas em defesa dos recursos hídricos.
"A Semarh homenageia estas personalidades com a Comenda Guardião das Águas, pois cada um delas é exemplo de compromisso com a água enquanto instrumento de transformação econômica, social e ambiental", disse.
O encontro contou com a presença do capitão de fragata da Marinha do Porto de Maceió, Rodrigo Garcia, e do deputado federal Paulão.
Homenageados
Entre os homenageados, líderes políticos, ambientalistas, acadêmicos e representantes de movimentos sociais, todos com trajetórias significativas na proteção de um bem essencial para o desenvolvimento social e econômico das famílias alagoanas: a água.
· Antenor Nerys Filho (Ativista/Ambientalista);
· Claudio Alexandre Ayres da Costa (Deputado Estadual);
· Hugo Wanderley Caju (Prefeito de Cacimbinhas e Presidente da AMA);
· Jorge José Tavares Doria (Promotor de Justiça);
· José Geraldo Marques (Ecologista);
· José Maciel Nunes de Oliveira (Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco);
· José Renan Vasconcelos Calheiros Filho (Senador da República e Ministro dos Transportes);
· Juliana de Azevedo Santa Rosa Câmara (Procuradora da República);
· Maria Aliete Bezerra Lima Machado (Docente da Ufal);
· Maria José dos Santos (Presidenta da Federação de Pescadores de Alagoas);
· Nélia Henriques Callado (Docente da Ufal);
· Paulo Fernando dos Santos (Deputado Federal);
· Ricardo Castro Martins Vieira (Gerente de Projetos de Saneamento da Seinfra);
· Ricardo Luiz Rocha Ramalho Cavalcanti (Membro do Instituto Terra Viva);
· Wellyngton Sandrelly Caldas Ferreira (Coordenador Nacional de Dessalinização de Águas do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional