;

NOTÍCIAS

In:

Yoga melhora a qualidade de vida de quem passa muito tempo sentado

Por Raphael Lucca

Francisco Kaiut, professor de yoga, explica os benefícios que a prática pode trazer para o dia a dia de quem trabalha sentado.

A lista de problemas de saúde causados por excesso de tempo sentado é longa. As doenças podem atingir quase todos os sistemas do corpo, se estendendo desde tendinites até degenerações articulares. Segundo estudos do Centro Paulista de Diagnóstico, Pesquisa e Treinamento (CPDP), ficar muito tempo sentado, seja por trabalho ou por assistir televisão, pode  chegar a prejudicar a preservação dos telômeros, estrutura que protege o DNA.

De acordo com o professor de Yoga, Francisco Kaiut, tornar a prática dessa atividade em hábito pode aliviar consideravelmente sintomas e prevenir doenças causadas pelo excesso de tempo sentado. Para ele, o Yoga é uma ferramenta poderosa que proporciona uma grande diversidade de estímulos, podendo reduzir assim o impacto negativo da permanência sentado, “O Yoga provocará o resgate da saúde ancestral do organismo e isso poderá ser sentido em todos os sistemas do corpo”, explica.

As principais zonas atingidas são quadril, ombros, mãos, joelhos e pés. Porém, doenças mais complexas como a obesidade, diabetes, problemas de circulação e o enfraquecimento da musculatura também podem ser desenvolvidas e levar a casos mais graves. A prática consistente de yoga ajuda quem trabalha ou estuda por muito tempo sentado porque proporciona uma variedade de uso do corpo. Com as posições de yoga, pode-se educar o corpo a acessar novos ângulos articulares, enviando um sinal positivo ao cérebro de que aquela região tem função e, por isso, precisa de suporte circulatório, muscular e etc. Quanto mais o praticante usa o corpo de forma variada e segura na prática de yoga, mais ele reforça sua estrutura corporal e cerebral para que aquelas horas sentado não tragam impactos negativos.

Dentro do método Kaiut Yoga, cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo. O método é inclusivo, criado para suprir as demandas do dia a dia da vida contemporânea e promove resultados curativos de maneira duradoura e natural.

Sobre Francisco Kaiut

Francisco Kaiut é um professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural que dedicou sua vida a encontrar uma abordagem simples e fácil para lidar com os desconfortos no corpo, dores crônicas e ansiedade. Essa busca resultou na criação do Método Kaiut Yoga, um método moderno de yoga que proporciona saúde e bem-estar, especialmente frente aos problemas da vida contemporânea.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *