;

NOTÍCIAS

In:

Seminário internacional discute valorização de produtos agroalimentares

Por Redação Sebrae Nacional

Segunda edição do evento está marcado para novembro e é uma realização do Sebrae Alagoas numa parceria com Embrapa e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Especialistas e pesquisadores de diversas partes do Brasil e do Exterior vão se encontrar para a segunda edição do Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares, marcado para os dias 18 e 19 de novembro, numa realização do Sebrae Alagoas com a Embrapa Alimentos e Territórios e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento será transmitido pelo YouTube.

O tema central do seminário é “Mercados Alimentares que Transformam Realidades” e terá desdobramentos em três painéis de debates. No primeiro, intitulado “Mercados Alimentares e Inovação Social”, os pesquisadores convidados pela organização vão discutir como os circuitos de comercialização podem fortalecer a ligação entre produtores e consumidores e, assim, criar vínculos que vão além das relações mercantis, gerando impactos sociais positivos para a sociedade.

No segundo painel, “Construção de diferenciais para transformar realidades”, serão abordados como usar aspectos extrínsecos de um produto, tais como relações com as tradições, a cultura local e a biodiversidade, para agregar ainda mais valor e renda para o seu negócio.

O terceiro e último painel traz o tema “Mercados Digitais: construindo novos vínculos entre cidade e campo” e vai mostrar como a transformação digital pode e deve ser uma grande aliada do relacionamento entre esses dois mundos que, até pouco tempo atrás, pareciam muito distantes.

A programação de cada painel tem nomes de destaque no cenário de pesquisas agroalimentares, como Pedro Arraes, diretor do Departamento de Desenvolvimento Comunitário (DATER), da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ele vai falar sobre o Plano de Integração do Assentamento ao Mercado (PIAM).

Outro momento interessante deverá ser a experiência da Sociedade Peruana de Gastronomia (APEGA), que será mostrada por Luis Ginocchio Balcázar, consultor em Sistemas Agroalimentares e Inovação.

A forma como a Suíça coloca em prática a estratégia “Swiss Made” para produtos alimentares também consta da programação e ficará a cargo de uma apresentação de Dieter Bratschi, head-data da empresa Adaptagis.

Também está previsto o lançamento do livro “Mercados Alimentares Digitais”, organizado pelos pesquisadores Paulo Niederle, Sérgio Schneider e Abel Cassol. A publicação será apresentada durante a abertura do seminário, que vai contar ainda com um debate on-line com o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, e Evair de Melo, deputado federal pelo Espírito Santo. O chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, será o moderador dessa interação.

As inscrições para o Seminário Internacional Estratégias de Valorização de Produtos Agroalimentares estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no endereço http://alimentos.app.al.sebrae.com.br/

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *