;

NOTÍCIAS

In:

Grupo tático da Polícia Civil presta homenagem a Cotteanos fundadores e autoridades

Por Assessoria

O Grupo tático da Polícia Civil de Alagoas prestou homenagem nesta quarta-feira (27) aos Cotteanos fundadores, o embrião do atual Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), grupamento de elite da instituição, com a entrega de troféus e brevês.
A solenidade, realizada no auditório da Casa da Indústria, no bairro do Farol, também homenageou diversas autoridades e personalidades do meio policial, empresarial e político do Estado.

A delegada-geral Adjunta da PC de Alagoas, Kátia Emanuelly, que representou o delegado-geral Carlos Reis, presidiu as homenagens, e destacou a importância do grupamento ao longo das últimas décadas na estrutura da Polícia Civil para o efetivo combate à criminalidade e a proteção da sociedade alagoana.

As homenagens foram idealizadas pelos delegados Gustavo Xavier, gerente da GRE/DEIC, Antônio José dos Santos Pastor, diretor do Comitê Nacional dos Coordenadores de Operações Policiais Especiais – CNCOPE e delegado do Core da Polícia Civil do Ceará, e o agente Alexandre Simões Galvão, assessor de Governança da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, sendo organizado pelo atual coordenador do Tigre, agente Antônio Carlos Lins Vasco.

Os Cotteanos fundadores são os onze policiais formados no Estágio de Operações Especiais, ministrado pelo Exército Brasileiro, no período de 15 de janeiro a 19 de março de 1993, sendo estes os primeiros integrantes da formação do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), treinado com conhecimentos em operações especiais.

O grupo era formado pelos policiais: Álvaro Domingos Afonso Monteiro, Antônio Carlos Lins Vasco, Cícero Pascoal Rodrigues, Dorgival da Silva Romão, Geraldo Ramos Gomes, Jeferson Manoel dos Santos, José Ferro Barbosa, José Paulo Pedroso, Maria Concebida Alves Machado, Maria Gorette Silva Feitosa e pelo delegado Nilson Costa Alcântara (falecido).

A data de formatura do grupo foi 19 de março de 1993, e esta data ficou instituída como a data da criação do grupo tático da Polícia Civil de Alagoas que em 17 de maio de 1994 passou a se chamar Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial – Tigre.

As autoridades e personalidades homenageadas foram: o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar; o delegado-geral da Polícia Civil Carlos Reis; a delegada-geral Adjunta, Kátia Emanuelly; o secretário estadual de Prevenção à Violência (Seprev), Kelmann Vieira; o secretário estadual de Ressocialização, Marcos Sérgio; os delegados Gustavo Xavier (GER/DEIC/AL) e Antônio Pastor (CORE/CE); o gerente da Academia de Polícia Civil, delegado Antônio Carlos Lessa; o comandante da PM, coronel Wellington Bitencourt; o coronel André Madeiro, comandante do Corpo de Bombeiros, o deputado Dudu Ronalsa, a promotora de Justiça aposentada, Vicentina Vasco; o escrivão Amarildo Albuquerque, coordenador da Assessoria de Comunicação da PCAL, entre outras.

Na solenidade, receberam certificados os componentes do Tigre que fizeram o curso de APH MARC I, e receberam homenagem os instrutores do treinamento – policiais rodoviários federais.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *