;

NOTÍCIAS

In:

#LivecomaVila: Julio Maria e Jotabê Medeiros revelam curiosidades das biografias de Ney Matogrosso e Roberto Carlos

Por Assessoria

A Livraria da Vila realiza em suas redes sociais uma série especial de entrevistas ao vivo com escritores brasileiros, a #livecomavila. Comandados pelo jornalista e presidente da livraria, Samuel Seibel, os encontros acontecem sempre no perfil da Livraria da Vila no Instagram: @livrariadavila

Julio Maria e Jotabê Medeiros, duas referências do jornalismo cultural brasileiro, participam do #livecomavila e falam, entre outras coisas, sobre o processo de pesquisa e construção das biografias de dois ícones da música brasileira: Ney Matogrosso e Roberto Carlos

Na próxima quinta-feira, 05/08, o jornalista, roteirista e escritor Julio Maria, lança “Ney Matogrosso – A biografia”, pela Companhia das Letras, e apresenta ao público curiosidades sobre a vida e a obra de um dos artistas mais transformadores da cultura do país, que no último dia primeiro de agosto completou 80 anos de muita energia e criatividade.

Julio Maria. Foto: Renato Parada

Julio Maria passou cinco anos perseguindo a trilha de Ney para contar sua história. Visitou a casa em que ele nasceu, em Bela Vista do Mato Grosso do Sul, a vila militar em que viveu a conturbada adolescência com o pai, em Campo Grande, e o quartel da Aeronáutica que o abrigou como soldado no Rio de Janeiro. Encontrou um irmão mais velho do qual a família não tinha notícias, levantou documentos de agentes que o observaram durante a ditadura e localizou fatos raros da fase Secos & Molhados.

Aliado apenas à própria intuição, Ney Matogrosso abriu um caminho único na música brasileira. Enfrentou as intransigências do pai militar e os dogmas da Igreja católica, sobreviveu aos anos de chumbo e à sombra da aids, manteve-se firme diante das promessas de riqueza do showbiz, das críticas a seu “canto de mulher” e da vigilância das censuras.

Jotabê Medeiros. Foto: Renato Parada

Na terça-feira, 10/08, o repórter e crítico musical Jotabê Medeiros, autor de “Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha” , da Todavia, revela fatos marcantes da vida do personagem mais popular da música brasileira. Os fãs do rei conhecerão os bastidores da obra, que fala sobre as dezenas de milhões de discos vendidos, a onipresença na televisão desde os anos 1960, os hits que marcaram gerações, os trunfos artísticos e os dramas pessoais, a figura pública reservada, a religiosidade, as brigas na justiça.

Todos esses fatos são públicos e notórios. Mas são poucas as fontes acessíveis – não apenas a seus inúmeros fãs, mas também a qualquer interessado na cultura brasileira – capazes de traçar, sem arroubos de tiete ou cores sensacionalistas, o percurso desse artista singular. Publicada no ano em que o artista completa 80 anos, esta biografia consegue justamente isso.

Autor das biografias sobre Belchior e Raul Seixas, Jotabê se aprofunda na formação musical do artista, desde a infância em Cachoeiro de Itapemirim e os primeiros passos cantando à moda de João Gilberto, até a explosão como líder do incipiente rock nacional e os hits que ao longo de décadas emplacou entre os mais ouvidos do país.

Os programas de rádio do Rio e de São Paulo que pegavam fogo, as bandas de rock que se multiplicavam arrastando multidões, o impacto comportamental e publicitário do iê-iê-iê, os ecos na personalidade metódica e na carreira construída com esmero, as amizades e turbulências com Tim Maia, Erasmo Carlos e o exuberante Carlos Imperial, tudo isso salta com vigor dessas páginas – e com a verve de um jornalista musical tarimbado que testemunhou boa parte do que narra no livro.

As lives são apresentadas por Samuel Seibel, presidente da Livraria da Vila, pelo Instagram da Vila, sempre às 19h. Os livros estão à venda no site e nas lojas da rede em São Paulo e no Paraná.

SERVIÇO

#LivecomaVila

Julio Maria | “Ney Matogrosso – A biografia”

Instagram | @livrariadavila

05/08 – 19h

Jotabê Medeiros | “Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha”

Instagram | @livrariadavila

10/08 – 19h

Sobre a Livraria da Vila – Com 36 anos de mercado, a Livraria da Vila conta com doze lojas na Grande São Paulo e duas no Paraná. Consolidada como referência no cenário editorial, busca cada vez mais apresentar-se como um local acolhedor, receptivo e democrático, tornando-se ponto de encontro dos amantes dos livros, da literatura, da música e das artes. Muito mais do que um lugar que reúne grandes obras da literatura – são mais de 200 mil títulos em seu acervo, continuamente atualizado -, a Livraria da Vila se preocupa em participar ativamente das comunidades que cercam suas unidades. Em tempos normais, sem pandemia, todos os dias, os mais variados eventos são oferecidos gratuitamente ao público: palestras, rodas de conversa, pocket shows, clubes de leitura e atividades infantis diversas compõem uma programação para lá de especial. Neste momento, a rede conta com uma programação de lives no Instagram com autores e personalidades do universo literário que falam de seus lançamentos e debatem temas diversos em um bate-papo conduzido por Samuel Seibel, presidente da Vila.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *