;

NOTÍCIAS

In:

Participantes do Programa Empreender recebem apoio para acessar crédito emergencial da Desenvolve/AL

Por Débora Cristina de Brito

João Paulo Macena – Savannah Comunicação Corporativa
Fotos: Arquivo pessoal

As empresas participantes do Programa Empreender, promovido em Alagoas pelo Sebrae, Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas), Fecomércio/AL e a Associação Comercial de Maceió, têm recebido apoio do programa para acessar o crédito emergencial da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve/AL). Para agilizar o acesso desses empresários afetados pela pandemia, o Empreender organiza um fluxo de atendimento diferenciado, canal direto com a agência.

No fluxo, o cliente é atendido por um articulador do Empreender, que orienta o cliente sobre as documentações e acompanha a juntada. Após revisão documental, feita também pelo articulador, o material é recolhido e encaminhado para a Desenvolve/AL. O articulador tem acesso em tempo real aos técnicos, o que facilita a mitigação das dúvidas. Além disso, este canal faz com que as documentações sigam de forma mais organizada, permitindo que os clientes atendidos sejam acompanhados com maior eficiência.

Um dos clientes que teve acesso ao crédito da Desenvolve dessa forma, foi Ederlan Cunha, da Freed Adventure, empresa do ramo do turismo e esportes de aventura, do município de Santana do Ipanema e participante do Núcleo de Jovens Empreendedores do Programa Empreender.

Com a empresa afetada pela pandemia, Ederlan recorreu ao Empreender e teve todo o suporte para obter crédito, enfrentar esse período e investir em melhorias na empresa. O empresário destaca a importância dessa articulação.

“Esse apoio foi muito importante, pois, nesse período de pandemia em que as atividades estão paradas, nosso rendimento caiu. Com o apoio do programa conseguimos manter a empresa e aguardar o tempo para retorno sem muitas preocupações. A ideia agora é crescer, aumentar o número de colaboradores, equipamentos e investir em mais capacitações para poder atender com segurança e qualidade os nossos clientes”, ressalta Ederlan.

Quem pode acessar?

Um dos articuladores do Programa Empreender é Rony Maiel. Ele enfatiza que o Empreender buscará atender a todos os empresários enquanto a linha de crédito estiver sendo disponibilizada pela Desenvolve/AL. Ainda segundo Rony, a iniciativa está atendendo a todos os núcleos do programa, porém nem todos os empresários estão aptos a realizarem a solicitação.

“Todos os Microempreendedores Individuais (MEI) que manifestaram interesse estão sendo atendidos, pois a Desenvolve dispensou a necessidade de apresentação do certificado Cadastur para o MEI que não se enquadrar no segmento turístico. Já ME, necessariamente, precisa apresentar o certificado Cadastur, ou seja, precisa ser do segmento turístico, como é o caso de empresários que fazem parte do núcleo de Gastronomia”, afirma.

Analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Pauline Reis, lembra que mais de 200 propostas, dos sete municípios atendidos pelo Programa Empreender foram submetidas. Os municípios são: Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Rio Largo e Santana do Ipanema.

Pauline Reis ainda reforça que o acesso ao crédito mitigará grandes perdas empresariais. “O crédito em si não resolverá o problema, mas dará o ‘fôlego’ necessário para que sejam feitos pequenos investimentos ou até mesmo ajustes estratégicos na condução do negócio, como a ampliação de canais de vendas e identificação de novos segmentos de clientes. Ademais, a injeção de renda na economia alagoana promovida por esse crédito, atenuará perdas mais severas nos setores de comércio e serviço, uma vez que as aquisições ocorrerão no comércio local”, conclui.

Os participantes do Programa Empreender que desejarem obter o apoio, basta procurar os articuladores em seus núcleos.

 

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *