;

NOTÍCIAS

In:

Dois milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford vindas da Índia seguem para a Fiocruz, no RJ

Por Assessoria

Imunizantes da AstraZeneca/Oxford serão distribuídos aos 26 estados e DF a partir deste sábado, 23, segundo o Ministério da Saúde. Estados farão a logística de distribuição aos municípios

Desembarcou no fim da tarde desta sexta-feira, 22, mais um motivo que vai trazer alívio, tranquilidade e esperança ao povo brasileiro. Enviadas pela Índia, 2 milhões de doses da vacina Astrazeneca/Oxford chegaram ao Brasil. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, acompanhou os ministros da Saúde, Eduardo Pazuello; das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; e o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, na chegada dos imunizantes, no aeroporto de Guarulhos (SP).

A vacina AstraZeneca/Oxford possui 71% de eficácia em uma única dose. Os imunizantes que vieram da Índia serão distribuídos aos 26 estados e DF a partir deste sábado, 23, segundo o Ministério da Saúde. Os estados farão a logística de distribuição aos municípios. A carga, que veio da Índia em um voo comercial da companhia Emirates, chegou às 17h30min.

“O investimento em vacinas começou em junho quando foi assinado o primeiro acordo entre o governo brasileiro e o britânico para a produção da AstraZeneca/Oxford. Então, o Governo está fazendo a sua parte. Nós queremos que seja uma só nação e que o Brasil seja logo imunizado para que nós possamos retomar a economia”, afirmou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Depois de ter passado pelos procedimentos alfandegários, os imunizantes seguiram, agora à noite, em uma aeronave da companhia Azul em direção ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, as doses serão transportadas até a Fiocruz em caminhões containers.

“Ao chegar na Fiocruz, imediatamente, começa a fase de preparação dessa carga, dos lotes. Etiquetagem, verificação do recebimento, garantia de que são as doses corretas as que estamos recebendo e preparar os lotes para os 26 estados e Distrito Federal. Amanhã, no final do dia, deveremos começar a distribuição para os estados de todo o país. Em 24 horas, a partir do início da distribuição, deve chegar a todos os estados”, disse Pazuello.

Para o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a relação entre o Brasil e a Índia tem sido estreita e o governo indiano é um parceiro fundamental. “Temos construído uma excelente relação. Tenho certeza que vai dar novos frutos, não só na questão da vacina, mas em muitas outras coisas. Então, estamos muito confiantes de que seja um dos parceiros fundamentais nesse processo”, comemorou.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *