;

NOTÍCIAS

In:

Município terá unidades para triagem e tratamento de casos de síndrome gripal

Por Assessoria

UBS Jorge Duarte Quintela será uma das unidades a disponibilizar o novo atendimento. Foto: Ascom SMS

Empenhada em garantir a assistência necessária à população de Maceió durante o enfrentamento da pandemia de covid-19, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai reforçar o atendimento, a partir da próxima segunda-feira (4), com a oferta de unidades de saúde como referência para a triagem e tratamento de casos de síndrome gripal.

A UBS Walter de Moura Lima, localizada na Santa Amélia, e a UBS Jorge Duarte Quintela Cavalcante, localizada no Graciliano Ramos, serão direcionadas para fazer o atendimento desses pacientes. E, para isso, ambas foram reestruturadas e adaptadas para dar a assistência necessária dentro dessa especificidade.

“Esse é mais um dos esforços que estamos empregando para atender a população da melhor forma possível, garantindo a assistência e segurança dos nossos usuários”, afirmou o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque, o trabalho irá auxiliar no enfrentamento à covid-19 em Maceió. “Estamos organizando as equipes de saúde e estruturando todos os ambientes para garantir o fluxo adequado a este tipo de procedimento, assegurando um reforço a mais ao trabalho dos profissionais que já estão na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus”, afirmou.

Nessas unidades, as equipes atuarão de acordo com o seguinte fluxo: triagem (conforme o Protocolo de Manchester), registro do atendimento (prontuário) e atendimento médico. De acordo com o caso, o paciente seguirá em observação ou, em casos de maior gravidade, será encaminhado – na ambulância disponibilizada para cada unidade – para unidades de urgência ou emergência.

Cuidados preventivos serão seguidos pelas equipes. Foto: Divulgação

Para realizar o atendimento com eficiência, o local irá dispor de salas de triagem, atendimento médico (3), observação (1), de procedimentos e medicação (1), testagem (1) e coleta (1), além de espaços específicos para a realização de exames de Raio X e ECG. A sala de dispensação de medicamentos (farmácia) também funcionará durante todo o período de atendimento, assim como a sala da equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, para o controle da notificação de casos.

As unidades de referência para o atendimento de casos de síndrome gripal irão funcionar diariamente das 7h às 19h, com escalas de plantão de 6h. Cada plantão terá a disposição uma equipe composta por dois clínicos gerais, um cardiologista plantonista, três enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e quatro técnicos administrativos.

É importante lembrar que os serviços disponibilizados até então nessas duas unidades tiveram que ser remanejados para outros locais, para não prejudicar o atendimento aos demais usuários. Dessa forma, os usuários da UBS Jorge Duarte passarão a ser atendidos na UDA da Ufal ou na USF Graciliano Ramos. Já os pacientes da UBS Walter Lima serão atendidos na Unidade de Referência Ib Gatto (Tabuleiro) ou na USF José Guedes de Farias (Santa Amélia).

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com