;

NOTÍCIAS

In:

Basto Peroba morre aos 76 anos em Bom Conselho

Por Redação

Basto Peroba

Sebastião Pereira de Moraes, o “Basto Peroba” faleceu na madrugada desta sexta-feira (13), em Bom Conselho (PE). O músico sofreu recentemente um infarte e morreu em consequência de complicações provocadas pelo problema.

Músico em sua essência, Basto Peroba, com ficou conhecido, tocava o acordeon como ninguém na região, chegando a ser comparado com outros grandes artistas como Dominguinhos.

Versátil, executava desde a música clássica, passando pelo tango ao autêntico forro pé-de-serra, de onde faturava mais em sua carreira musical devido ao apelo popular.

Durante quase três décadas, Bastos Peroba animou bailes e festas em clubes na região de Pernambuco e Alagoas.

Carreira Musical

A carreira de Basto Peroba foi iniciada quando ainda era criança, em Bom Conselho, interior de Pernambuco, cidade onde nasceu e morreu. Ele ganhou uma sanfona de 12 baixos de seu pai, Manoel Pereira de Moraes, e começou a acompanha-lo nas festas juninas. Tocou em vários casamentos, batizados e aniversários, até que conheceu o maestro José Duarte Tenório, o José Puluca, e foi convidado para integrar a banda principal do maestro.

Foi um dos fundadores dos Tremendões de Palmeira dos Índios . Músicos como o Manoel Morais (Mané Morais) e o José Soares (Zezé) tocaram com Bastos Peroba. Em sua trajetória musical, além de Dominguinhos, Basto Peroba também teve a oportunidade de acompanhar cantores como Jeri Adriani, Waldick Soriano, Luiz Gonzaga e Wanderley Cardoso.

Seu primeiro LP foi gravado com Vavá Machado e Marcolino em Recife, e logo em seguida formou seu grupo musical “Basto Peroba e Banda”. Com seu nome lançado no mercado musical, fez muito sucesso nos grandes clubes e casas noturnas de várias cidades brasileiros, levando o seu forró genuíno forró pé-de-serra.

Basto Peroba está sendo velado na funerária Monsenhor Alfredo Dâmaso na Rua Cleto Campelo em frente ao hospital municipal.

O sepultamento do artista pernambucano será nesta sexta-feira (13) às 17h no cemitério Santa Marta em Bom Conselho (PE).

Compartilhe:
Tags: ,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com