;

NOTÍCIAS

In:

Arapiraca realiza Fórum Intersetorial de Cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

Por Redação com Prefeitura de Arapiraca

IMG_2447

A política de atenção a pessoas que apresentam problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, desenvolvido em Arapiraca, foi tema de discussão da reunião do Fórum Intersetorial de cuidados em Saúde Mental, Álcool e outras drogas, na manhã desta terça-feira (27), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca.

O Fórum, realizado pela Secretaria da Saúde, em parceria com o Projeto Redes, reuniu profissionais de diferentes pastas da administração Municipal, que possuem ligação direta ao tema. A exemplo da Assistência Social e Políticas para a Mulher; Educação e Esporte; Cultura, Lazer e Juventude; Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Além das secretarias, usuários e representantes dos serviços intersetoriais a exemplo Caps II, Caps AD, UBS, CRAS, CREAS, Centro Pop, Nasf, Cramsv, Comitề Gestor, COMAD e Unidades Acolhedoras, contribuíram com a discussão sobre como Arapiraca vem desenvolvendo essa política de atenção e o que pode ser melhorado.

De acordo com Marcella Lucena, psicóloga e interlocutora do Projeto Redes Senad/Fiocruz, reunir os segmentos que atuam no município e os usuários desses serviços é de extrema importância para qualificação do trabalho realizado em Arapiraca.

“O Fórum é o lugar para discutir problemas e criar estratégias, onde enfatizamos que a política que trata de problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas deve ser voltado para as pessoas. Nesse contexto, é possível articular a potência dos servidores que atuam com esses usuários, a fim de melhorar o atendimento no Município”, destacou Marcella Lucena.

Descriminalização do usuário e desconstrução do estigma, foi uma das importantes questões levantadas sobre a Política Ad. Além dela, Construção de Projetos de intervenção pautados pelos direitos humanos; Oferta de uma diversificada e complexa rede de ações e serviços que foquem a promoção/prevenção, o cuidado e inclusão social.

Entre as propostas apresentadas no Fórum, fortalecimento do Comitê Gestor e COMAD; presença de uma articuladora semanalmente no apoio ao programa Rede; Fórum Intersetorial de Saúde Mental, Álcool e outras drogas; Apoio de Organização virtual para discussões e trocas de informações – Plataforma; Proposta de formação para a Rede, dialogando com os territórios que apresentam maior vulnerabilidade.

Compartilhe:
Tags: ,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *