;

NOTÍCIAS

In:

Detran recebe pesquisadores para realização de pesquisa sobre vítimas de trânsito

Por Redação com Agência Alagoas

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em parceria com pesquisadores da Faculdade de Medicina de São Paulo (USP), irá realizar durante todo o período de carnaval, no município de Arapiraca, no Hospital Geral do Agreste, uma pesquisa piloto sobre os fatores de risco associados aos acidentes com motocicletas na região.

Nessa quinta-feira (23), em Arapiraca, os pesquisadores da USP e representantes da Chefia de Segurança no Trânsito do Detran/AL, estiveram reunidos com o prefeito do município, Rogério Teófilo, para apresentarem a pesquisa que será desenvolvida e ressaltar o compromisso do órgão com o Plano de Segurança Viária para Motociclista (PSVM), que já está sendo executado em Arapiraca desde 2016, e possui o intuito de diminuir os índices de acidentes na região.

Durante a ocasião, foi salientado que o estudo que está sendo realizado aqui em Alagoas será o primeiro do Nordeste, e o segundo do Brasil. O primeiro e único até então, foi concretizado apenas na cidade de São Paulo. Os três pesquisadores da USP, Gabriel Andreuccetti, Juliana takitane e Juliana Magalhães capacitaram equipes de estudantes de enfermagem e medicina que serão responsáveis pela coleta de dados e testes da metodologia de abordagem às vítimas de acidentes de trânsito com motocicletas.

De acordo com o Doutor da USP Gabriel Andreuccetti, os dados coletados durante os dias de carnaval com os acidentados serão transformados posteriormente em um perfil sobre essas vítimas.

“A pesquisa será conduzida na sala de emergência hospital, a ideia é aplicarmos uma metodologia já estabelecida internacionalmente e com isso pretendemos construir um panorama dos principais motivos que causam os acidentes com motociclistas na região e saber se existe o envolvimento intensivo da mistura de álcool e direção”, ressaltou o pesquisador.

A analista de trânsito do Detran/AL e gerente do projeto PSVM, Edira Soares, destacou que ações como essas são de extrema importância para conhecer a realidade e identificar os principais fatores de riscos associados que sirvam de subsídios para a tomada de decisão quanto ao investimento em medidas preventivas mais eficazes no Estado.

No encontro, além dos representantes do Detran/AL e da Prefeitura de Arapiraca, estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da 5ª Gerência Estadual de Educação (5ª Gere), do SEST SENAT, do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), do Corpo de Bombeiros e do Hospital de Emergência do Agreste (HEA).

Compartilhe:
Tags: ,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *