Trazer as normas de boas práticas de gestão do setor privado para um programa de Estado. Para isso a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizou, nesta quarta-feira (6), mais uma capacitação voltada para os gestores e coordenadores do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) de Alagoas. O encontro aconteceu na sede da secretaria, no bairro do Jaraguá.
Baseado nos fundamentos e nos oito critérios do Modelo de Excelência em Gestão (MGE), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o curso prevê o repasse de informações e o nivelamento dos gestores sobre questões voltadas à liderança, clientes, sociedade, estratégias, pessoas, processo, informação e resultado, desenvolvido na gestão de cada arranjo e procurando respeitar as especificidades dos territórios e dos produtores.
“A ideia é, de forma objetiva, apresentar o modelo e pensar em como podemos direcionar essas estratégias para os APLs, com a perspectiva de estimular a competitividade no mercado empreendedor, identificando as fragilidades e alternativas para o fortalecimento”, explicou o palestrante e consultor do Sebrae, Renato Lôbo.
Os fundamentos se tornam subsídios para a aplicação da avaliação sistêmica dos APLs, realizada pela Sedetur, que utiliza, além do MGE, os onze eixos preconizados pela RedeSist – uma rede de pesquisas e estudos interdisciplinares sobre APLs, com sede na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)-, e os critérios do plano do Ministério Do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
Para a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, a capacitação representa a oportunidade de aprimorar os conhecimentos na área.
“Obter mais informações sobre os modelos de excelência na gestão é uma oportunidade de reciclar e aprimorar nossos conhecimentos, agregando valor ao trabalho que desenvolvemos no território. Além disso, é importante para observarmos as oportunidades de melhoria nos atores do APL”, afirmou Valdelane Tenório.
A ação é fruto de um primeiro encontro, realizado em 2015, que teve como temática o Desenvolvimento e Aplicação da Ferramenta de Avaliação Sistêmica de Governança. Outro curso, dessa vez com o tema Agente de Desenvolvimento Avançado, deve ser oferecido aos gestores ainda no primeiro semestre, desenvolvendo competências como conhecimento, planejamento e influência.
“Pretendemos identificar a execução dos critérios por parte dos gestores, dentro dos territórios assistidos pelos Arranjos. O intuito é introduzir as boas práticas do modelo gerencial na execução das políticas públicas, com foco no resultado e baseado no planejamento, desenvolvimento, controle e aprendizagem”, ressalta Ulysses Borges, assessor técnico da Sedetur.
APL
O Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae. No total, a iniciativa beneficia, direta e indiretamente, 32.956 pessoas, em 82 municípios alagoanos, trabalhando com os setores de serviço, indústria e agronegócio.
Os APLs de Alagoas são divididos em: Fruticultura no Vale do Mundaú, Móveis Maceió e Entornos, Turismo Lagoas e Mares do Sul, Costa dos Corais, Caminhos do São Francisco, Mandioca no Agreste, Rizicultura no Baixo São Francisco, Horticultura no Agreste, Apicultura no Sertão e Ovinocaprinocultura no Sertão.