;

NOTÍCIAS

In:

Índice de Desenvolvimento da Educação vai medir qualidade do ensino em Alagoas

Por Ivan1
Ideal vai mensurar a qualidade do ensino público por meio de um diagnóstico completo sobre a situação das escolas, dos equipamentos escolares e do desempenho dos alunos (Foto: Valdir Rocha)

Ideal vai mensurar a qualidade do ensino público por meio de um diagnóstico completo sobre a situação das escolas, dos equipamentos escolares e do desempenho dos alunos (Foto: Valdir Rocha)

A Secretaria de Estado da Educação vai instituir o Índice de Desenvolvimento da Educação de Alagoas (Ideal), o qual vai mensurar a qualidade do ensino público por meio de um diagnóstico completo sobre a situação das escolas, dos equipamentos escolares e do desempenho dos alunos.
De acordo com a Portaria 2.152/2015, publicada na edição online do Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (26) e assinada pela secretaria adjunta da Educação, Laura Cristiane de Souza, o índice terá uma escala de zero a dez, calculado a partir da multiplicação do Indicador de Fluxo Escolar (IF) pelo Indicador de Desempenho (ID).
Para institucionalizar o Ideal, a Portaria criou também uma comissão composta por doze integrantes e que atuará na formulação, proposição, normatização, desenvolvimento e coordenação de todas as atividades relativas à consolidação do Ideal.
De acordo com Cheila Vasconcelos, responsável por presidir a comissão, o órgão vai elaborar as orientações das normas para o Ideal, como também o processo de institucionalização do índice no Estado.
Caberá também à comissão fazer a articulação com os municípios, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), as Secretarias Municipais de Educação (Semeds) e as CREs, para a socialização do Ideal junto à comunidade escolar. Para isso, a Comissão terá também a ajuda dos diretores de escolas do Estado e dos municípios.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *