BLOGS

Correio da Pedra

Os professores Edvaldo Nascimento e Luitgarde Barros são os responsáveis pelo resgate do Jornal Correio da Pedra, que circulou em Delmiro Gouveia, na década de 20. O jornal que nasceu da ideia do industrial Delmiro Gouveia sobreviveu durante 12 anos no sertão alagoano e narrou o cotidiano árido do início do século passado. Ressalte-se nesse resgate o trabalho do secretário de comunicação Ênio Lins, entusiasta do projeto, bem como o governador Renan Filho que abraçou de pronto a causa.

Lançamento

O lançamento da compilação do Correio da Pedra foi bastante prestigiado, dada a importância histórica do periódico sertanejo, lotando as dependências do Instituto Histórico de Alagoas e fez parte da comemoração do bicentenário de Alagoas.

 O Índio

Talvez outro periódico daquela época com maior ou igual importância histórica seja “O Índio”, publicado em Palmeira dos Índios – na mesma época – e que teve o arapiraquense Monsenhor Macedo (o construtor da igreja palmeirense) como idealizador e figuras notáveis como colunistas, tais quais Moreno Brandão, Odon Braga e o célebre Graciliano Ramos que assinava seus textos sob pseudônimo.

Discursos

 Na solenidade os discursos dos autores ganharam destaque, inclusive, o do governador Renan Filho que demonstrou conhecimento histórico e contou “causos” sobre a efeméride do centenário publicada no Diário Oficial em 1917. Na ocasião Renan Filho fez referências aos deputados sertanejos presentes Inácio Loiola, Isnaldo Bulhões, Sérgio Toledo e Ronaldo Medeiros, que apesar de natural de Palmeira dos Índios é considerado pelo próprio governador como “neo sertanejo” devido a suas atividades políticas em Delmiro Gouveia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com