;

NOTÍCIAS

In:

IPHAN notifica prefeito e diz que mudança de acervo indigena só com prévia autorização

Por Redação

Indígenas protestaram pela permanência do acervo no Museu Xucurús

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) notificou o prefeito de Palmeira dos Índios para manter o acervo indígena no Museu Xucurús em razão da fragilidade das peças ali encontradas e que qualquer mudança deste acervo só poderá ser realizada mediante prévia autorização do órgão que é vinculado ao Ministério da Cultura.

O IPHAN em sua notificação cita vários dispositivos legais e até a Constituição Federal que resguarda a preservação dos sítios arqueológicos brasileiros, bem como todos os seus elementos, referindo-se aos artefatos indígenas colecionados no Museu Xucurús.

Com a medida a mudança pretendida pelo Município fica suspensa até que se adotem metodologias adequadas e condicionantes necessárias para a transferência delas e manutenção em outro lugar a longo prazo.

No último sábado, indígenas das diversas ramificações xucurús kariri fizeram uma manifestação juntamente a professores, estudantes e populares que são favoráveis a permanência do acervo na Igreja do Rosário.

O prefeito Julio Cezar já falou sobre o assunto em outras ocasiões e disse apenas ter a intenção de tirar as armas que se encontram no Museu e levar para outro imóvel. Sobre a notificação do IPHAN, o prefeito foi procurado pela reportagem da TRIBUNA DO SERTÃO por telefone e whatsaap para se manifestar, mas não obtivemos sucesso no contato.

 

Veja a notificação do IPHAN

Compartilhe:
Tags: ,,,

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com