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Ações de trade marketing ajudam a impulsionar as vendas do varejo.

Por Redação

Apostar na comunicação com a equipe e fazer o planejamento anual das ações é fundamental para alavancar as vendas. Veja mais neste artigo!

As ações de trade marketing são fundamentais para alavancar as vendas, seja na indústria ou no varejo. No entanto, executar essas atividades é um desafio para qualquer gestor da área, mesmo que ele já seja um profissional experiente. E isso se deve, principalmente, aos prazos.

O deadline das ações geralmente é muito curto e a demanda é elevada. No entanto, com planejamento e muita organização, é possível fazer um trabalho que traga os resultados esperados para o negócio. Nesse contexto, um sistema de trade marketing pode ajudar.

Neste artigo, daremos dicas de como fazer ações de trade marketing de forma eficiente e como a tecnologia pode facilitar esse processo. Acompanhe!

Faça o planejamento das ações

Todas as ações do setor devem ser minuciosamente planejadas antes de serem colocadas em prática, uma vez que as possibilidades de erro são maiores quando não se tem um plano desenhado.

Uma boa dica para quem trabalha na indústria é envolver o distribuidor com estratégias para chamar a atenção para produtos, como amostra grátis, material promocional, entre outras. A partir do momento em que a indústria pode contar com esse parceiro, ele tentará a levar as ações para o cliente final.

Outra medida que ajuda a alavancar as vendas envolve o investimento em feiras e eventos. Por isso, faça o planejamento desses encontros ao longo do ano para que seu público de interesse possa conhecer os produtos e criar vínculo com a marca.

Com um calendário das atividades anuais é possível fazer o planejamento e trabalhar as ações com o mínimo de antecedência. Dessa forma, evitando falhas e surpresas de última hora.

Alinhe a comunicação com a equipe de promotores

Se a equipe de promotores e supervisores externos não estiver alinhada e comprometida com os resultados, dificilmente os resultados serão os esperados. Por isso, a comunicação com a equipe é primordial para o sucesso das ações de trade marketing no PDV.

É necessário manter contato diário com o time e fazer o gerenciamento das ações no varejo. Entre elas, podemos destacar:

  • acompanhamento da abordagem aos clientes;
  • monitoramento do estoque;
  • monitoramento da concorrência;
  • verificar se as ações de merchandising estão sendo executadas de forma correta;
  • acompanhar a rota de visitas.

Além do gerenciamento das atividades da equipe, a gestão de trade marketing precisa estar disponível para sanar as dúvidas dos promotores em campo.

Além disso, para que a comunicação seja efetiva, é preciso contar com a ajuda da tecnologia. Esse recurso torna possível reduzir custos, ter uma gestão baseada em dados e também garante a eficiência das ações.

Hoje, já existe no mercado sistemas de trade marketing com várias funcionalidades para gerenciar as equipes no PDV, o que torna mais fácil o processo de comunicação entre equipe e gerência direta.

Conte com a ajuda de um sistema de trade marketing

O uso da tecnologia é essencial para gerenciar todas as ações e ter uma gestão de trade marketing baseada em dados.

Além de um sistema de trade marketing para as atividades de backoffice, também é possível contar com a ajuda de um app de trade marketing para a equipe de campo. Esses softwares são integrados.

A tecnologia torna possível:

  • tirar as dúvidas das equipes em campo;
  • coletar dados no ponto de vendas;
  • acompanhar em tempo real o posicionamento do produto no PDV;
  • fazer o monitoramento das ações e preços da concorrência;
  • elaborar uma roteirização eficiente, entre outros recursos.

Todos esses dados podem ser enviados para o escritório via sistema. Dessa forma, ajudando na tomada de decisão da gerência de trade, o que torna possível a criação de ações cada vez mais eficientes, assim, contribuindo para alavancar os resultados em vendas.

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