NOTÍCIAS

In:

Seminário sobre fruticultura reúne pesquisadores e produtores em Maceió

Por Redação com Agência Alagoas
Seminário trata de temas ligados à produção, mercado e tecnologia. Marta Moura

Seminário trata de temas ligados à produção, mercado e tecnologia. Marta Moura

Com palestras e debates sobre resultados mercadológicos, comercialização, produtividade, cultivos e industrialização, será encerrado nesta quinta-feira (10), na Federação da Agricultura, em Maceió, o 2º Seminário Alagoano de Fruticultura. O evento reúne pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes.

Durante a abertura, nessa quarta-feira (9), foram apresentados durante as palestras os resultados mercadológicos, a importância da produção da goiaba e seu cenário industrial, logo que o fruto vem sendo utilizado em fábricas alagoanas de grande e médio porte na comercialização de polpas e sorvetes.

Para o secretário da Agricultura, Antônio Santiago, o seminário tem grande importância para a política de diversificação de cultura em Alagoas, porque reúne pesquisadores, produtores e técnicos para um amplo debate sobre temas ligados ao desenvolvimento da fruticultura.

Seminário de Fruticultura reúne pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes  (Marta Moura)

“O mercado em Alagoas está crescendo, cada vez mais há uma necessidade em promover ações nesse sentido, para buscar novas alternativas para o cultivo de frutas como a goiaba, cajá, coco verde, entre outros”, afirma Antônio Santiago.

Ronaldo de Moraes, diretor técnico do Sebrae/AL, reconhece que o seminário é extremamente assertivo e se enquadra como um meio para debater sobre as tecnologias e tendências de mercado. Para ele, em face de sua temática, serve para fortalecimento da diversificação de culturas em Alagoas.

De acordo com o vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Laranja de Santana do Mundaú, Antonio Carlos, o evento é uma excelente oportunidade para os pequenos produtores que têm interesse em produzir frutas, pois o mercado está cada vez mais se ampliando.

“Temos experiências em laranja e nossa intenção é produzir cajá na região e por isso estamos em um grupo de produtores para conhecer melhor outras culturas”, explica.

Seminário visa incentivar a diversificação de culturas em Alagoas (Marta Moura)

Hibernon Cavalcante, superintendente da Seagri, explica que durante o evento será mostrado o mercado que existe em Alagoas, bem como sobre tecnologia e como produzir coco verde, graviola, cajá e principalmente goiaba, porque o mercado alagoano importa o produto dos estados da Bahia e Pernambuco. “O Seminário é o ambiente onde estão sendo repassadas importantes informações e novas tecnologias aos produtores alagoanos”.

Nesta quinta-feira, a partir das 9h, dois temas estão em destaque: A comercialização em rede de supermercados e o beneficiamento em fábricas de doces.

Entre as instituições parceiras na realização do evento estão o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, Sebrae/AL, Federação da Agricultura, Ufal e Embrapa.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com