;

NOTÍCIAS

In:

V Encontro Alagoano de Catadores acontece em junho

Por Ivan1

catadores

     Nos dias 16 e 17 de junho, acontecerá a 5ª edição do Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis no Recanto Sagrado Coração de Jesus em Maceió-AL. A atividade tem como tema central “União para vencer, contratação para crescer…”, é uma articulação da comissão do movimento de catadores no Estado, com o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE) e acompanhamento técnico do projeto “Coopvila – Reciclar e Educar” (patrocinado pela Petrobras).
O evento pretende reunir cerca de 80 representantes dos catadores no Estado. Para a abertura, foram convidados gestores públicos, assessores e convidados. Estão sendo articuladas lideranças que representam as associações de catadores dos municípios de Arapiraca, Satuba, Marechal Deodoro, Coruripe, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Campo Alegre e Japaratinga; além de representantes das três cooperativas de Maceió – Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM), Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (COOPREL) e a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA).
O V Encontro tem como temas a inclusão social e econômica dos catadores no Estado de Alagoas, o fortalecimento da rede de catadores no Estado e o pagamento pelos serviços de coleta seletiva pelos municípios. “Eu espero que esse encontro seja muito proveitoso, para que a gente fique mais unido e ativo. E também, que o movimento seja mais fortalecido em Alagoas para continuar defendendo as lutas dos catadores”, exaltou Eliene da Silva, presidente da Coopvila.
Os encontros estaduais dos catadores foram iniciados em 2003, contando com o apoio do Fórum Lixo e Cidadania de Alagoas, articulação de instituições do Estado e sociedade civil fomentada pelo UNICEF, Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho. Nesse mesmo ano, de forma inédita no Brasil, Alagoas realizou a I Conferência Estadual de Resíduos Sólidos.
Em 2015, o movimento pretende influir na política pública de inclusão dos catadores que está sendo discutida no Estado e com os municípios. Os catadores reivindicam o reconhecimento das organizações dos catadores como parceiras dos municípios na implantação dos programas de coleta seletiva, o pagamento dos serviços ambientais e definir estratégias para melhorar a comercialização e garantir a sustentabilidade dos empreendimentos.
Atualmente, a Comissão Estadual de Catadores é composta por três representantes: Eliene da Silva, Presidenta da Coopvila (Maceió); Josuel José Lima da Silva, Presidente da Associação de Recicladores do município de Coruripe (Coruripe); e Ednelson Felismino Silva, Presidente da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca – Ascara (Arapiraca).  O Encontro elegerá a Comissão Estadual dos Catadores de Alagoas para os próximos dois anos.
Mais informações: COOPVILA (82) 3241-4739 / 99957-1076 / 98832-7247 / coopvila.al@gmail.com

    PROGRAMAÇÃO:

    16 de junho (Terça-feira)

9h às 10h30 – Acolhimento e lanche

10h30 – Abertura com convidados: Governador do Estado / Secretário de Estado do Trabalho / Ministério Público do Trabalho/ Representante do Movimento Nacional dos Catadores / Representante da Comissão Estadual dos Catadores.

11h – Palestra: A implantação da Lei Nacional dos Resíduos Sólidos e a inclusão dos Catadores no Estado de Alagoas: princípios, instrumentos e desafios.

11h30 – Trabalho em grupos: De Catador para Catador: quem somos, experiências e situação atual dos grupos e organizações dos catadores.

12h30 – Almoço

13h30 – Mística: Quem somos? O que queremos?. A organização do movimento dos catadores no Brasil e em Alagoas.

14h – A criação e funcionamento das redes de Catadores: experiências – A rede estadual dos catadores, constituição e situação atual / A experiência da Rede Cata Sonhos / A rede dos catadores no Estado.

14h40 – Trabalho em grupos: A organização e o funcionamento da rede de comercialização: Propostas e ações.

15h: Plenária com resultado dos trabalhos dos grupos.

15h30 – Intervalo para lanche

16h – Os municípios e a contratação dos catadores de materiais recicláveis: Bases legais e proposta para Maceió.

16h40 – Debates

17h – Encerramento dos trabalhos do dia.

    17 de junho (Quarta-feira)

9h – A construção do Movimento de Catadores no Estado: organicidade, bandeiras e ações – Construção da Carta do Movimento dos Catadores do Estado de Alagoas

9h30 – Trabalho em grupos

10h – Plenária Final: Discussão e Aprovação da Carta do Movimento dos Catadores em Alagoas.

12h – Encerramento

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com